Cientistas identificam anticorpo capaz de neutralizar coronavírus 

Uso de anticorpos representa um dos mais relevantes mecanismos científicos para criação de vacinas e outros antídotos de proteção aos seres humanos

Foto: Reprodução/Revista Veja

Pesquisadores identificaram anticorpos, produzidos pelo próprio corpo humano, que são capazes de não só identificar, mas também de neutralizar o Sars CoV-2, coronavírus responsável pela Covid-19. Os cientistas responsáveis pelo estudo são da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed.

Conforme divulgado pelo Bem Estar, trata-se de proteínas que neutralizam micro-organismos como vírus e bactérias. Essas proteínas são produzidas pelo próprio sistema imunológico e atuam no combate contra invasores do corpo.

Vale lembrar que o trabalho a partir de anticorpos representa um dos mais relevantes mecanismos científicos para criação de vacinas e outros antídotos de proteção contra doenças geradas por micro-organismos. A reportagem mostrou também que, segundo o líder da pesquisa na Universidade de Utrecht, Berend-Jan Bosch, o anticorpo produzido foi capaz de neutralizar o vírus em células in vitro.

Segundo uma pesquisadora do Instituto Butantan de São Paulo, esta é a primeira publicação sobre um anticorpo que pode neutralizar o Sars-CoV-2. Por ter acesso a informações confidenciais, ela disse à reportagem que na Coreia do Sul uma empresa conseguiu o mesmo feito em laboratório, no entanto, não houve qualquer publicação em revistas científicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.