Cidades turísticas goianas avaliam volta do uso de máscaras

Cidade de Goiás já publicou decreto exigindo as máscaras em ambientes fechados e Pirenópolis estuda a possibilidade da retomada

Diante do aumento no número de casos registrados de Covid-19, municípios turísticos goianos avaliam a retomada do uso de máscaras de proteção facial. Na Cidade de Goiás, por exemplo, a exigência já voltou em ambientes fechados. Na última sexta-feira, 20, o prefeito Anderson Liberato (PT) publicou um decreto que exige o uso de máscara ou cobertura facial em ambientes fechados. O documento também prevê multa para quem descumprir a medida.

Segundo o prefeito, testagens detectaram mais casos de pessoas infectadas pelo coronavírus na Cidade de Goiás, que sedia nesta semana a 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O uso de máscaras em ambientes abertos continua facultativo.

O cidadão que for encontrado em local fechado sem uso de máscara será multado em R$ 110 e o estabelecimento em R$ 3,3 mil, com acréscimo de 50% em caso de reincidência.

Pirenópolis

O município de Pirenópolis, um dos principais destinos turísticos de Goiás, também estuda a possibilidade da retomada da obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados.

De acordo com o secretário de Saúde de Pirenópolis, Hisam Hamida, o atual decreto não obriga o uso de máscara, mas recomenda a utilização do item, principalmente em locais fechados. Ele diz que há a possibilidade da volta da obrigatoriedade a qualquer momento, se o perfil epidemiológico se agravar.

Caldas Novas

Já em Caldas Novas, não há discussão sobre a volta das máscaras. A Secretaria de Comunicação informou que nas últimas reuniões do Grupo de Emergência em Saúde do Município ficou constatado que há uma estabilidade nos casos e mínimas internações ou casos graves. “A pandemia já está sendo tratada em Caldas Novas como uma endemia”, disse ao Metrópoles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.