Chuva controla incêndios na Chapada dos Veadeiros

Depois de 13 dias e cerca de 36 mil hectares destruídos, equipes comemoram extinção dos incêndios. Ações criminosas são investigadas

Incêndio na Chapada dos Veadeiros | Foto: divulgação

A chuva da última sexta-feira (24) controlou os incêndios na região da Chapada dos Veadeiros. Depois de 13 dias e 36 mil hectares de vegetação queimada, as equipes de combate ao fogo decretaram extinção das queimadas no parque. A chuva começou a cair ainda na quinta feira (23).

As equipes do Corpo de Bombeiro Militar (CBM) e do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) continuam o monitoramento. Serão realizados sobrevoos na região para verificar se não surgiram novos focos de incêndio.

Origem do fogo

A Polícia Civil tem cinco inquéritos abertos para averiguar se os incêndios foram criminosos. Três responsáveis já foram identificados: um fazendeiro que queria desmatar sua propriedade, um jovem que ateou fogo e um lixão em São Jorge e um terceiro que deixou uma fagulha escapar enquanto cortava um objeto com máquina. O último não teve intenção de causar o incêndio.

O capitão do CBM que coordena a operação acredita que o fogo é resultado de ação criminosa na região e deve ser investigado. Luiz Antônio Dias Araújo apontou que tem convicção de que alguém está colocando fogo às margens das rodovias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.