Chove granizo em Morrinhos; para Goiânia há previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas
28 setembro 2024 às 15h49
COMPARTILHAR
Chove forte no município de Morrinhos, a 128 km de Goiânia. Moradores registraram a presença de granizo, fortes ventos e uma chuva torrencial na cidade. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), aponta, em boletim para este sábado, 28, que a Capital também pode receber “pancadas de chuvas em áreas isoladas”.
De acordo com o boletim meteorológico, o Estado será influenciado por uma massa de ar quente e seco, o que levará a um aumento das temperaturas e à queda da umidade relativa do ar durante a tarde. Na região centro-sul, há uma chance de pancadas de chuva isoladas devido à passagem de uma frente fria pela região Sudeste do país. Entre Faina e Araguapaz também houve registro de pancadas de chuva.
Goiânia
Em Goiânia, a previsão é de predomínio de sol, com temperaturas que podem chegar aos 37°C. A umidade relativa do ar variará entre 14% e 55%, com níveis preocupantes durante a tarde. Além disso, foi emitido um alerta para o índice de qualidade do ar, que poderá atingir níveis “ruins”, especialmente devido às queimadas. O nascer do sol será às 6h01 e o pôr do sol às 18h13.
Nas regiões Oeste e Norte do estado, o cenário também será de calor intenso, com temperaturas máximas previstas de até 42°C, enquanto a umidade do ar deverá variar entre 14% e 50%. O predomínio de sol será uma constante nessas regiões.
Na região Leste, as temperaturas devem variar entre 17°C e 38°C, com um cenário semelhante de calor intenso e baixa umidade. Na região Sudoeste, no entanto, há previsão de pancadas de chuvas em áreas isoladas, com acumulados de até 5 mm e temperaturas entre 19°C e 39°C.
Já na região Central, que abrange a capital, as temperaturas variam entre 19°C e 39°C, com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.
O CIMEHGO também emitiu um alerta para o risco elevado de queimadas em todo o estado, lembrando a importância da conscientização ambiental para evitar a propagação de incêndios, que prejudicam tanto o meio urbano quanto o rural.
Leia também:
Inmet indica possibilidade de chuva para Goiânia neste final de semana
Inmet emite alerta vermelho para umidade abaixo de 12% em Goiás