Juscelino Goulart de Oliveira

Especial para o Jornal Opção

Crianças e, sim, adultos assistiram “Chaves” e “Chapolin” com prazer, durante anos, no SBT de Silvio Santos. Agora, depois da assinatura de um novo contrato com a Televisa, a rede brasileira voltará a exibir os dois programas a partir do mês de outubro.

Sem Silvio Santos, que faleceu recentemente, o SBT vai exibir “Chaves” e “Chapolin” tanto no canal aberto quanto no +SBT (streaming).

“O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries ‘Chaves’ e ‘Chapolin’, por completo, na TV aberta. Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ também serão exibidos no +SBT. Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos”, afirma a direção do SBT.

Dado o sucesso das séries, TV Globo e Amazon Prime Vídeo planejam exibi-las.

A família de Roberto Goméz Bolaños, que fazia o personagem Chaves, bloqueou na Justiça a divulgação dos programas desde 2020, mas agora o programa está sendo divulgado em vários países, para gáudio dos fãs.

Há quatro anos, o SBT teve de retirar o programa do ar. Devido, afirma sua direção, a “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.

Se a Televisa é a proprietária das fitas com os episódios antigos de “Chaves”, é o Grupo Chespirito, dirigido por Roberto Goméz Fernández, que gere o legado de Roberto Goméz Bolaños. Goméz Fernández é filho do ator que fazia Chaves.

A pendenga entre a Televisa e a família de Roberto Goméz Bolaños chegou a Justiça. O Grupo Chespirito exigiu, e a Televisa não aceitou, mais dinheiro para permitir a exibição da série. Assim, o contrato não foi renovado. Então, “Chaves” e “Chapolin” saíram do ar. No início de setembro deste ano, as partes retomaram as conversações e um acordo permitiu que as séries fossem liberadas para exibição.

Entre os aficionados de Chaves está o professor Ademir Luiz, da UEG. Ele chegou a teorizar a respeito do programa e do personagem mexicanos.