Chapa da OAB publica nota de repúdio sobre comentário de advogado candidato

Candidata à vice-presidente da Ordem, Míriam Barcelos, considerou “machista” mensagem enviada pelo também candidato à vice por outra chapa, Ronivan Peixoto de Morais Júnior. Entenda

A advogada Miriam Barcelos é candidata a vice-presidência da OAB pela Chapa OAB Pra Você | Foto: reprodução

A advogada e candidata à vice-presidência, Míriam Barcelos, pela chapa OAB Pra Você, que concorre à gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, foi relatada sobre uma mensagem que envolvia seu nome, em um grupo de aplicativo de mensagens, onde o também candidato à vice-presidência da Ordem por outra chapa, Ronivan Peixoto de Morais Júnior se refere a ela como “miss”.

Considerada pela candidata como uma mensagem “machista, misógina e sexista”, Miriam concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal Opção para falar sobre o assunto. Confira a mensagem:

De acordo com a advogada, recebida pela redação, não foi a primeira vez que “sofreu ataques a esse assunto específico”. Tenho um canal no Youtube para ajudar as pessoas, esclarecendo dúvidas para pessoas, e percebo que isso incomoda”, disse, justificando o porquê do termo “blog”, também utilizado pelo candidato.

Segundo Míriam, o advogado considerou ambas funções (miss e blogueira) como fúteis ao tentar atacá-la. “Além de desconsiderar todo meu trabalho como advogada, ele menospreza outras atividades, as quais não considero nem um pouco fúteis, é um caminho muito louvável”, explicou.

A advogada, que é a primeira candidata a vice-presidência pela OAB de Goiás em 22 anos, também reforçou que seu trabalho nas redes sociais, ajuda muitas pessoas e garantiu que vai continuar. “Comecei a fazer antes de ser candidata, continuo fazendo e continuarei fazendo, estendendo ainda mais o trabalho, quando assumirmos a gestão”, garantiu.

A chapa também divulgou uma nota de repúdio ao comentário. Confira:

A Chapa 2 – OAB pra Você repudia veementemente os ataques machistas, misóginos e sexistas desferidos contra a nossa candidata à vice-presidência da OAB-GO, Dra. Míriam Barcelos, pelo advogado Ronivan Peixoto de Morais Júnior, candidato a vice-presidente da Chapa Nova OAB, e reafirmamos nosso orgulho e nossa satisfação em tê-la ao nosso lado, trilhando os caminhos para a reconstrução da credibilidade da Ordem, do respeito ao advogado e à dignidade da advocacia.

Comungamos da mesma indignação da Dra. Míriam Barcelos em relação à catraca instalada na entrada da sede da OAB-GO, atitude autoritária que limita e constrange o acesso livre do advogado a sua própria casa e fazemos coro à voz que ela ecoa: lá em casa não tem catraca.

Dra. Míriam Barcelos é muito mais do que a aparência física que a imaginação deturpada e preconceituosa do senhor Ronivan consegue enxergar e aceitar. E, embora esteja estreando na disputa classista, a atuação dela na OAB-GO não é de agora. Dra. Míriam Barcelos, nos últimos anos, vem atuando, como membro, em várias Comissões. Iniciou na Comissão de Direitos Humanos, integrou a Comissão da Mulher Advogada e, atualmente, está na Comissão de Direito de Família.

Os ataques do senhor Ronivan são frutos de uma educação patriarcal, que o impede de dividir os espaços de poder com mulheres inteligentes, competentes e independentes, assim, o único recurso é usar de clichês vulgares para desqualificar o que não consegue enfrentar. Seria medo?

Dra. Míriam Barcelos tem o nosso respeito, a nossa admiração e nosso apoio e juntos enfrentaremos os ataques e os obstáculos que nos querem impor, fazendo uma campanha limpa e de alto nível, pois o nosso único objetivo é uma OAB unida na defesa da advocacia e dos advogados.

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Advogado

Nossa hj ta cheio de mimimi heim

Alessandro Alves

Não teve nada de mais. Puro vitimismo. O Lula falou coisas realmente agressivas as mulheres e ninguém reclamou.

Rafael

Olha o nível do advogado com esse pensamento e os outros comentários. Tem gente aqui falando do Lula ainda…
Vitimismo seria se ela deixasse de ocupar espaços que tem direito por causa de um bando de machos desqualificados e recalcados. Vocês tratem de estudar e se atualizar para não ficarem para trás perdendo tempo em atrapalhar a vida dos outros.

FLAVIO NOGUEIRA

E Ana Maria de Morais que FOI VICE PRESIDENTE DA OAB e até assumiu a presidência com a morte de Eli Alves Forte, não conta? Que história é essa de primeira candidata? Menos mi-mi-mi e mais pesquisa!!!