Chanceler alemã cumprimenta Dilma pela reeleição

A presidente Dilma Rousseff recebeu telefonema da chanceler alemã, Angela Merkel, cumprimentando-a pela reeleição no último domingo (26).

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, durante a conversa, Angela Merkel manifestou o desejo de “fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação” com o Brasil.

Dilma recebeu a ligação telefônica às 12h40 desta quarta-feira (29), e a conversa durou dez minutos. A chanceler alemã e Dilma expressaram, na conversa, intenção de se encontrarem à margem da próxima Cúpula do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais) em Brisbane, na Austrália.

Os chefes de Estado do G20 têm encontro marcado nos próximos dias 15 e 16 de novembro.

Desde segunda-feira (27), a presidenta tem recebido cumprimentos de mandatários de vários países. Ontem (28), em ligação telefônica, o presidente Barack Obama sugeriu dar início a um trabalho com o Brasil no intuito de preparar a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos “em momento oportuno” (LINK).

O objetivo do encontro com Dilma na Austrália, como disse a chanceler alemã ao telefone, é programar mais detalhes da Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível
Brasil-Alemanha, que será em 2015 no Brasil. Ainda segundo o Palácio do Planalto, a chefe do governo brasileiro respondeu ressaltando a importância de o encontro ocorrer em breve. As consultas são um mecanismo de diálogo sobre temas internacionais e também de interesse dos dois países.

Dilma deve viajar ainda nesta tarde para a Base Naval de Aratu, na Bahia, onde pretende descansar por uns dias após a campanha à reeleição.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.