Mais de 84 mil goianos se espalham em 17 municípios para realizar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo, 18. O “Enem dos Concursos” tem, no total, 2.114.128 de inscritos em todo o país e é aplicado em 228 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.

O CNU foi idealizado nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A princípio, as provas estavam marcadas ara o dia 5 de maio. Porém, o governo decidiu adiar a aplicação por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Goiás é o 8º estado com maior número de inscritos (84.946).

Veja o momento em que candidatos chegam para fazer a prova na faculdade Unifan:

Cidades de provas

Ao todo, os candidatos farão provas em 72.041 salas de 3647 locais de aplicação, como escolas, faculdades e universidades de 228 cidades de todas as 27 unidades da federação.

Para a escolha das 228 cidades onde serão realizadas as provas do certame, a comissão organizadora do CPNU no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos considerou a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os itens utilizados para a escolha das cidades.

Os municípios selecionados têm mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A distribuição por região é a seguinte: 40 cidades na região Norte; 61 no Nordeste; 30 na região Centro-oeste; 70 no Sudeste e 27 na região Sul.

O ministério afirma que a opção de realizar o certame em 228 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

Na região Norte, as provas serão aplicadas em 40 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no Amapá, 17 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. No Nordeste, os candidatos poderão fazer o concurso em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Na região Centro-Oeste, os 30 municípios estão distribuídos entre Goiás, com 17 locais de aplicação da prova; Mato Grosso do Sul (4); outros oito em Mato Grosso; e, no Distrito Federal, Brasília conta como uma única cidade.

O Sudeste terá quatro municípios de aplicação de provas no Espírito Santo; 26 em Minas Gerais; 11 no estado do Rio de Janeiro; e 27 em São Paulo.

Por fim, a região Sul terá 27 cidades onde será aplicado o certame: nove no Paraná, dez no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina.

Leia também

Enem dos concursos: mais municípios goianos vão aplicar provas do CPNU, confira