Centro Cultural UFG recebe recital com Manos Charalabopoulos

Pianista e compositor grego-inglês executará músicas do goiano André Luiz Machado, além de Villa-Lobos e Debussy; na sequência, haverá palestra

O Centro Cultural UFG recebe nesta quinta-feira (21), às 20h, o recital de piano “Espelho Duplo – Double Mirror / Works for piano solo”, com o pianista e compositor grego-inglês Emmanuel Charalabopoulos e músicas do cantor e compositor André Luiz Machado.

O “espelho duplo” reflete as duas perspectivas composicionais da obra do compositor goiano André Luiz Machado, assim como as intrínsecas relações compositor x intérprete que constituem a obra musical, a qual completa-se com o olhar reflexivo do ouvinte sobre a obra.

Ainda inédito, o CD consiste em um diálogo entre oito peças que contrapõem estas perspectivas autorais da pós-modernidade que se alternam como um reflexo divagante e infinito de um espelho duplo.

No concerto, serão executadas obras do autor em um diálogo com composições de Villa-Lobos, Debussy e do próprio Manos Charalabopoulos, seguido de uma palestra com os respectivos músicos e compositores.

Manos Charalabopoulos

Pianista e compositor britânico doutorando em Composição pela King’s College de Londres, Charalabopoulos ganhou prêmios em competições locais e internacionais, incluindo primeiro lugar no EPTA UK Piano Competition, no  Filon Panhellenic Competition, e segundo lugar no Evangelia Tjiarri Piano Competition. Já acumula mais de 150 concertos e recitais em sua carreira, incluindo locais como a residência do embaixador britânico em Paris, e concertos solo com a Greek Radio Orchestra, Collegium Musicum Oxford e a Bristol Festival Orchestra.

Como compositor, sua música tem sido apresentada no Reino Unido, França, Alemanha, Grécia, com premiere agora no Brasil, tendo já recebido comissões de composição da Royal Philharmonic Society, da Gesellschaft für neue Musik, do New Music in the South West, pelo Bristol Ensemble, além de ter obras gravadas em masterclasses com BBC Singers e Lontano Ensemble. Seu trio trompas e canto foi recentemente gravado com generoso apoio do Fidelio Trust, obra que o colocou como candidato ao Prêmio Ivan Juritz 2017 e da competição OPUS2015 da Britten Sinfonia.

André Luiz Machado

Compositor e cantor brasileiro, natural de Goiânia, mestre em Composição de Música para Cinema e TV pela Universidade de Bristol, na Inglaterra,
André Luiz Machado tem atuado internacionalmente como compositor de trilhas sonoras, destacando-se trabalhos compostos para a Monticello Park Productions e TED-ed de Nova York, The Library of the Human Soul do Reino Unido, Província Studio e Maison du Cinéma, do Brasil, e alguns premiados filmes nacionais.

Em 2018 participou do Festival de Cannes como parte da mostra Animation Nights New York Cannes Program, com o filme “O Explorador de Saturno” (Saturn Voyager), ao qual compôs a trilha sonora musical e coproduziu junto ao Provincia Studio. O filme recebeu o prêmio de melhor curta metragem de ficção científica no Festival de Curtas-Metragens de Berlim, rendendo ao compositor o prêmio de melhor trilha sonora no Los Angeles Film Awards, além da nomeação ao Crystal Pine Award no International Sound and Film Music Festival 2018, na Croácia. 

André Luiz Machado também é Bacharel em Canto e Composição pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, tendo estudado composição com Günter Bauer, Henrique de Curitiba e Estércio Marques Cunha, no Brasil, e John Pickard e William Goodchild, na Inglaterra, além de masterclasses com Ronaldo Miranda e Edino Krieger.

Serviço:
Recital de Piano “Espelho Duplo – Double Mirror / Works for piano solo”, com o pianista e compositor grego-inglês Emmanuel Charalabopoulos e músicas do cantor e compositor brasileiro André Luiz Machado
Data: Quinta-feira (21)
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural da UFG – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.