Ação da Prefeitura irá verificar se bares e restaurantes dos setores Marista, Bueno, Sul e Oeste estão cumprindo normativas do decreto da última segunda-feira, 13

Bar fechado | Foto: Divulgação

Ocorre nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h30, uma operação de fiscalização do cumprimento do decreto municipal nº 1313, publicado na última segunda-feira, 13. A ação conta com a Central de fiscalização a Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Guarda Civil Municipal (GCM). Os trabalhos serão iniciados no Setor Marista e devem percorrer, ainda, Setor Sul, Bueno e Oeste.

“A ação se inicia hoje e vai até o final de semana. Ela tem início na noite de hoje a princípio para fiscalizar bares e restaurantes para ver se eles estão cumprindo de fato o que reza o decreto municipal. Ela vai se estender nos setores onde há maior aglomeração de pessoas e maior concentração de bares, restaurantes e todo seguimento noturno”, afirmou o presidente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o comandante Wellington Paranhos.

O objetivo é verificar o cumprimento das normas em bares, restaurantes e shoppings da capital nos setores com maior aglomeração de pessoas e concentração desses seguimentos. “Hoje já não vai mais ser orientativo”, ressaltou o comandante. “Quem não cumprir, será lavrado o auto e consequentemente o mesmo terá que arcar pelas consequências”, disse.

Normas do decreto

Entre as normas que estarão sendo verificadas nos estabelecimentos, estão inclusas o distanciamento entre as mesas, medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos, se há álcool em gel para assepsia das mãos, se os clientes portam máscaras ao adentrar os locais e, também, se o local segue todas as normativas referentes à Vigilância Sanitária, Vigilância de Postura ao Procon Municipal e Estadual e horário de funcionamento.

“Se não cumprir tudo aquilo que descreve o decreto. Se ele burlar ou não seguir todas essas regras ele perde sua licença de funcionamento”, destacou Wellington.