Cenário paulista faz de Aloysio Nunes vice de Aécio Neves

Foto: Agência Brasil

Aloysio Nunes tem bom trânsito dentro do PSDB e é reconhecido no Congresso Nacional como uma pessoa hábil politicamente | Foto: Agência Brasil

O presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, anunciou nesta segunda-feira (30/6) que seu vice é o também tucano e senador Aloysio Nunes. Chegaram a aventados nos bastidores políticos, além do ex-governador José Serra (PSDB) –– que há três meses anunciou que pleiteará vaga no Câmara dos Deputados ––, o goiano Henrique Meirelles (PSD), ex-presidente do Banco Central, e até a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie.

Embora a oficialização tenha ocorrido pouco antes do meio-dia, os portais de notícia desde o início da manhã já davam como certa a indicação de Aloysio. Dentre as vantagens para ser o indicado, o tucano conta com o fato de ser senador por São Paulo, onde se concentra o maior colégio eleitoral do país (e onde ele conquistou 11,1 milhões quando eleito ao Senado). Também é em São Paulo que o mineiro Aécio Neves mais necessita se destacar para conquistar vaga no segundo turno e, quiçá, o Palácio do Planalto.

Com bom trânsito no tucanato como um todo –– por conseguir dialogar com diversas correntes dentro do partido ––, Aloysio Nunes também é bem reconhecido no Congresso Nacional como uma pessoa hábil politicamente. Ele já foi vice-governador de São Paulo e ministro no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, além de secretário de José Serra tanto enquanto prefeito como governador.

Outro motivo que reforça a tese de que será ele o vice na chapa de Aécio Neves é o fato de na última semana o PT ter se organizado para fazer do empresário peemedebista Paulo Skaf, candidato ao governo de São Paulo, um ponto de resistência no Estado, e também porque o PSD, que chegou a negociar com o PSDB, ter passado a apoiar o nome do PMDB, o que em nada colabora para a campanha tucana a nível nacional.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.