Celso Sabino assume Ministério do Turismo e União Brasil conquista terceira pasta no governo Lula
03 agosto 2023 às 15h32
COMPARTILHAR
O deputado federal Celso Sabino (UB) foi confirmado no Ministério do Turismo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de manter o mesmo número de ministérios sob seu comando, o União Brasil conquista mais um posto seu. Isso, porque Sabino substitui Daniela Carneiro (UB), que apesar de pertencer à mesma legenda, era uma indicação pessoal do presidente. Sabino tomou posse nesta quinta-feira, 3, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Sabino disse, em seu discurso de posse, que assume o cargo com a missão de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, que ajude a alavancar a economia e a melhorar a qualidade de vida do povo. A meta, segundo ele, é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor para o PIB (Produto Interno Bruto – soma dos bens e riquezas produzidos), hoje em 7,8%, e atrair mais turistas estrangeiros ao país.
“O presidente Lula sempre teve compromisso com pautas sociais, com o combate à fome, com a distribuição de renda. Logo, nosso viés no ministério buscará aliar turismo, cidadania e desenvolvimento. Nossas diretrizes buscarão um turismo que estimule a educação, a saúde, o emprego e renda, mas também as parcerias público-privadas e seu potencial de geração de riqueza. Afinal, turismo não é só a praia ou a floresta. É também a ponte, o teto, o asfalto, a internet”, disse Sabino, que destacou a transversalidade do turismo com outros setores.
Além de Sabino, 93 conselheiros da pasta também tomaram posse nesta quinta. O grupo deve se reunir a partir do dia 19 para preparar o plano nacional de desenvolvimento do turismo.
Acomodação
Em entrevista à rádios da Amazônia, Lula disse que fará novos ajustes no seu quadro de ministério para abrigar aliados que compõe a base do governo. “Eu não estou com pressa, as pessoas sabem que eu vou fazer e sabem que o Presidente da República tem que tomar muito cuidado, muita responsabilidade, porque quando você mexe no tabuleiro, você não pode mexer numa peça errada ou colocar uma peça errada. É por isso que eu trato com muito carinho”, explicou.
O União Brasil tem 59 deputados na Câmara Federal e três indicados à ministério do governo Lula, sendo eles os titulares da pasta da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, próximo ao senador Davi Alcolumbre (União-AP); e o das Comunicações, Juscelino Filho, que também veio da base do partido na Câmara.
Leia também:
União Brasil pressiona por espaço no governo Lula
Daniela Carneiro sai do Ministério do Turismo para dar espaço ao União Brasil