Celg pode ser arrematada por estatal chinesa

Matéria do jornal F. de São Paulo revela que empresa State Grid está disposta a investir no mercado de distribuição brasileiro e companhia goiana estaria na mira dos chineses

A estatal chinesa State Grid definiu o ano de 2016 como estratégico para seu desenvolvimento no Brasil e já teria separado R$15 bilhões para investimento no setor de distribuição de energia. A primeira empresa a receber os investimentos deve ser a Celg-D, que deve ser leiloada ainda este mês.

A State Grid deve participar do leilão da da estatal goiana por meio de consórcio em associação com outras empresas brasileiras. Outras distribuidoras de energia que estariam na mira da chinesa seriam a Eletropaulo (SP) e a CPFL (SP). “A China acredita no mercado de distribuição, pois dá um retorno estável”, diz Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China.

A empresa confirma o interesse em investir no Brasil e diz estar em busca de oportunidades. “As empresas estão em situação delicada, porém, um bom comprador irá saber precificar não só o valor das empresas, mas também a oportunidade de comprá-las”, disse o vice-presidente da State Grid, Qu Yang.

A Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica vê com bons olhos a entrada da estatal chinesa no ramo de distribuição brasileiro. Devido a desvalorização do real, os ativos no setor elétrico estão baratos e os chineses teriam caixa, tamanho e estratégia d elongo prazo para recuperar os investimentos.

Por outro lado, empresas e associações são mais restritos quanto à entrada da State Grid porque é a primeira estatal de um país socialista a investir no setor elétrico brasileiro. Os empresários acreditam que, por ser uma estatal, os investimentos em máquinas e equipamentos sejam destinados a fornecedores chineses. (Com informações Jornal F. de São Paulo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.