Marcelo Costa disse que está tomando providências para atender determinação do MPF e retomar obras de 13 CMEIs

CEI das Obras Paradas ouve secretário de Educação, Marcelo Costa | Foto: Marcelo do Vale

A Comissão Especial de Investigação (CEI) das Obras Paradas, presidida pelo vereador Alysson Lima (PDT), ouviu nesta terça-feira (17/4) o secretário de Educação, Marcelo Costa, para esclarecer sobre as 13 construções de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que estão paralisadas desde janeiro de 2017.

[relacionadas artigos=”121347″]

Marcelo Costa foi questionado pelo presidente da CEI sobre a determinação do Ministério Público Federal (MPF) para que as obras sejam retomadas com urgência e se existe algum tipo de cronograma.

O secretário disse que  as providências estão sendo tomadas, mas é preciso fazer um mapeamento da situação de cada uma delas. Ele garantiu que a Secretaria Municipal de Educação (SME) está na fase de verificação de planilhas. Logo depois serão retomadas. Cada uma das obras terá um prazo diferente.

O vereador Alysson Lima ainda indagou o secretário a respeito de um relatório apresentado pela Controladoria Geral da União (CGU) que informa que, em algumas situações, a SME não quis se manifestar.

Em resposta, Marcelo disse que atendeu a todas as solicitações e que tudo relativo às obras foi lançado no Sistema Nacional de Verificação (SIMEC). Ele assegurou que irá apresentar à CEI um espelho dessas operações. O secretário garantiu ainda que as obras do Buena Vista e do Jardim Cerrado serão retomadas e terão o apoio financeiro do Codese.

O secretário esclareceu que, em alguns casos, é preciso readequação das obras, mas garante que todas podem ser retomadas e que a SME tem a garantia da contrapartida. “É preciso ter responsabilidade do uso correto do dinheiro. Cada Cmei tem um custo mensal da Secretaria”, justificou.

O relator, vereador delegado Eduardo Prado, sugeriu que o secretário também apresente todas as possíveis inconsistências das obras e afirmou estar impressionado com a devolução de 19,6 milhões de reais e solicitou intimação dos responsáveis pelas construtoras Almeida Prado e Casa Alta, que foram as responsáveis pelas obras e estão hoje falidas. “Talvez seja necessária investigação do Ministério Público Federal”, explicou.

Vereador Vinicius Cirqueira ainda sugeriu que o engenheiro responsável da Caixa Econômica Federal seja contatado para que os membros da CEI tenham em mãos um prognóstico do banco sobre o andamento das obras. Ele ainda propôs a realização, na próxima terça-feira (24/4) de uma visita técnica às obras do Jardim Cerrado e do Buena Vista. (Com informações da Câmara Municipal de Goiânia)