As tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás se encerraram neste sábado, 9, com a encenação da batalha entre mouros e cristãos, representação artística icônica do festejo. A festividade, realizada há 176 anos, durou dois dias e foi animada pela banda mais antiga do estado, a 13 de Maio.

O governador Ronaldo Caiado foi um dos presentes do festejo. O mandatário estadual foi até o Campo Rei Hastimphilo, no Bairro da Torre, para acompanhar o evento, relembrou a história de décadas que tem com a cidade e ressaltou a importância de valorizar a cultura goiana.

“Já vinha aqui desde 1990. Aqui, as estruturas eram todas amarradas com arame, com folha de coqueiro por cima, não tinha sanitário, não tinha sequer grama. Era uma bagunça completa. Hoje, é só olhar a maneira como estão as arquibancadas, os camarotes muito bem arrumados, compatíveis com quem vem para esse evento”, contou.

Custou R$ 3 milhões

Além de Corumbá de Goiás, outras 14 cidades do estado integram o circuito das Cavalhadas, sendo elas: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Cidade de Goiás, Crixás, Posse, Jaraguá, Niquelândia e Silvânia. 

O governo investiu R$ 3 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Goiás Social, para a divulgação e promoção do evento, bem como do turismo e da economia nestes municípios.

“Por todas as cidades que passamos, foi possível perceber que a população estava sedenta pela festa, tão importante para a cultura e as tradições de Goiás. As pessoas engajadas, os municípios muito cheios, com muitos turistas. Mostramos que, além de ser uma festa tradicional, ela pode gerar emprego e renda”, afirmou a titular da Secult, Yara Nunes.