‘Causos de Voos e Risco’ estreia em Goiânia

Temporada de estreia do espetáculo solo de Gabriel Coelho acontece esta semana, com quatro apresentações no Teatro do IFG

O artista Gabriel Coelho no trapézio: espetáculo possui uma proposta estética diferenciada | Foto: Divulgação

Primeiro espetáculo solo do artista circense Gabriel Coelho, Causos de Voos e Risco chega a temporada de estreia em quatro apresentações no Teatro do IFG. Nos dias 27 e 28 de setembro, o espetáculo tem início às 20h. E nos dias 03 e 04 de outubro, as sessões ocorrem às 9h30 e são voltadas a estudantes do IFG. O projeto possui fomento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a entrada é gratuita.

Causos de Voos e Risco utiliza a linguagem circense dos aparelhos aéreos para fazer refletir sobre o conflito entre o Sonho de Voo e o Medo da Queda, elementos que para o artista Gabriel Coelho estão muito presentes no universo do circo, mas também refletem no cotidiano do ser humano. “O que venho estudando como Sonho de Voo representa mais do que a vontade do ser humano de alcançar os ares, mas também o desejo de ascensão na vida, desenvolvimento pessoal e profissional. Já o Medo da Queda vai no sentido contrário, representando o medo que o homem tem do fracasso e da morte”.

Assim, na mesma direção da narrativa, o espetáculo possui uma proposta estética que se diferencia dos espetáculos de circo tradicionais. “Pensamos em elementos mais sóbrios para compor cenário, figurino e elementos cênicos. A história sugere que nos afastemos da estética circense de entretenimento, mas os equipamentos e técnicas acrobáticas utilizadas são frutos de uma longa trajetória de estudo e corpo no circo“, ressalta Gabriel.

Foto: Divulgação

Causos e Plateia
Causos de Voos e Risco surge de ideias que há muito tempo rodeavam os pensamentos de Gabriel Coelho. Um espetáculo voltado para a técnica de acrobacias aéreas, utiliza-se do tecido acrobático, corda indiana, faixa aérea e trapézio em balanço. Nele, a plateia se coloca bem perto do artista e o palco se torna lugar do acrobata e também do público, chegando a ter momentos de interação. Essa proximidade coloca o espetáculo com limite de público em 75 pessoas.

As grandes inspirações do projeto são Um discurso sobre o método, conto do autor Sérgio Sant’anna e O Ar e os Sonhos, livro de Gastón Bachelard. Além disso, para ser realizado, tem uma equipe de grandes artistas por trás. A direção é da atriz Fernanda Pimenta e trilha sonora do som da viola de Pedro Vaz. Quem assina o projeto de iluminação é Rodrigo Horse e o figurino é de Cláudio Livas. Especificamente no contato com os aparelhos aéreos e contrarregragem estão os artistas circenses Felipe Nicking na direção de montagem, e Alex D. Hernandez, Jeff Toledo e Pedro Souza.

O projeto conta ainda com apoio cultural da Catavento Cia Circense, Débora di Sá, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Casacorpo. A produção é da Ma1s Um e fomento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, edital 01/2017.

Serviço
Causos de Voos e Risco – Temporada de estreia
Datas:
27 e 28 de setembro, quinta e sexta-feira, às 20h
03 e 04 de outubro, quarta e quinta-feira, às 9h30 (sessão para estudantes do IFG)
Local: Teatro do IFG
Endereço: Rua 75, nº 46, Centro – Goiânia, GO
Entrada gratuita
Público limitado em 75 pessoas.
Instagram: @causosdevooserisco
Facebook: Evento Causos de Voos e Risco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.