Catalão recebe mostra gratuita internacional de teatro; confira programação
04 junho 2024 às 11h45
COMPARTILHAR
A cidade de Catalão recebe a Mostra Internacional de Teatro (MIT-Catalão) entre junho e novembro deste ano. Gregório Duvivier, Denise Fraga, Grupo Galpão e o ator português Romeu Costa são alguns dos nomes que compõem a programação do evento. Entre espetáculos e atividades de formação, a organização do MIT espera receber mais de seis mil pessoas, e já tem ingressos esgotados para as primeiras apresentações.
O festival começa na próxima sexta-feira, 7, e tem previsão de realização de 20 espetáculos gratuitos e 10 atividades formativas como palestras, oficinas e debates. Os ingressos podem ser retirados de graça pela página da MIT no Instagram ‘@mitcatalao’ ou pela página do Sympla. Os espetáculos acontecem no Auditório Paulo de Bastos Perillo, da Universidade Federal de Catalão (UFCat).
Em entrevista ao Jornal Opção, Evandro Costa, diretor e curador da Mostra Internacional, conta que a curadoria da Mostra teve início há 12 meses atrás. A equipe do evento viajou pelo Brasil e Europa na busca dos melhores espetáculos e companhias. São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Romênia foram alguns dos pontos de parada para a busca de artistas.
Quando pensa nas dificuldades para realização da Mostra, Evandro não hesita: “O maior desafio nesse momento é o fato de Catalão não ter um teatro”. Apesar do público e dos artistas abraçarem a ideia da Mostra, o município que recebe o evento de teatro internacional não possui um Teatro Municipal. A organização da MIT teve de buscar outros espaços que atendessem às demandas das equipes teatrais, como galpões e auditórios.
Falando sobre a escolha pela cidade de Catalão, Evandro, que iniciou sua carreira profissional no município, afirma que “não tem sentido não fazer essa mostra aqui”. O diretor destaca a vida cultural efervescente da cidade, os artistas de destaque nacional que vieram de Catalão, e a receptividade do público como alguns dos atrativos. “Cidade que tem museus, biblioteca, fundação cultural, academia de letras, a congada…”, exemplificou.
A realização do festival acontece graças à aprovação em edital da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (lei federal 8.313/1991), e também dos patrocínios da CMOC Brasil e da Serra do Falcão Energia (Sefac). A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFCat também é apoiadora da Mostra. A curadoria da edição de 2025 já começou a ser feita, afirma Evandro.
Veja a programação para junho de 2024 na MIT Catalão:
. 7 e 8 de junho – 20h – Espetáculo Dinamarca, com Grupo Magiluth (Recife)
. 13 de junho – 20h – Espetáculo A Invenção do Nordeste, com Grupo Carmin de Teatro (Natal)
. 14 de junho – 20h – Bate-papo Por que Teatro?, com Gregório Duvivier (Rio de Janeiro)
. 15 de junho – 20h – Espetáculo Sísifo, com Gregório Duvivier (Rio de Janeiro)
Onde: Auditório Paulo de Bastos Perillo, da Universidade Federal de Catalão (UFCat), St. Universitario, em Catalão (GO)
Leia também: Aumento de buscas e vendas na internet prova que Machado de Assis é eterno na literatura mundial
Encontro relembra os 70 anos do 1º Congresso Nacional de Intelectuais em Goiânia