Casos de crianças e adolescentes com Covid-19 cresceram até 100% em Goiás
26 agosto 2020 às 10h17
COMPARTILHAR
Dados são relativos ao período de 23 dias, entre 25 de julho e 15 de agosto. Secretário de Saúde do Estado revela que situação também é avaliada na decisão sobre o retorno ou não das aulas presenciais
O número de crianças e adolescentes com Covid-19 cresceu em Goiás, em alta expressiva. A situação tem preocupado as autoridades de saúde do Estado e é mais um argumento para que as aulas presenciais em escolas, por exemplo, não voltem tão cedo.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde repassados ao Jornal Opção mostram que em 23 dias, de 25 de julho a 15 de agosto, na faixa etária de crianças com menos de um ano de idade, o aumento foi de 86%, com casos confirmados passando de 222 para 413; de um a nove anos, o aumento, no mesmo período de tempo, foi de 100%, passando de 1107 casos confirmados para 2122; e de 10 a 14 anos, foi registrado um aumento de 96%, com 791 casos confirmados saltando para 1553.
O Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, confirma que o aumento de casos também é avaliado na decisão sobre o retorno ou não das aulas presenciais. “Além do que é uma faixa etária que muitas vezes positiva e fica assintomático, e aí transmite para família e amigos, sem nem saber”, assinala.
“O número de internações e óbitos estão tendendo à estabilidade, mas uma estabilidade lá em cima, alta, e qualquer fator que possa tirar este equilíbrio e subir mais ainda, poderá expor a população à desassistência. Então, aulas presenciais, ainda não dá pra iniciar”, afirma. “Sem vacina, é complicado expor milhares de crianças”, finaliza.