Casos de Covid-19 vão aumentar “exponencialmente” na próxima semana, segundo secretário de Saúde
01 abril 2020 às 19h06

COMPARTILHAR
Estado prepara unidades de saúde para conseguir atender o crescimento na curva de pacientes com confirmação de Coronavírus

“A nossa realidade ela está numa crescente linear, até na próxima semana essa curva deve ficar exponencial em relação ao aumento do número de casos”. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, feita nesta quarta-feira, 1ª de abril.
A expectativa do secretário em relação ao aumento dos casos da Covid-19 em Goiás leva em consideração as análise de gráficos de outros estados e países que lutam contra a doença. “A verdade é que a gente observa a curva e seus aspectos em comparação com outros estado e a evolução. Assim conseguimos ver essa mudança de comportamento”, diz o Ismael Alexandrino.
Casos
Goiás tem 73 infectados pelo coronavírus e 7 mortes em investigação, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira. Ismael Alexandrino revela, que embora os idosos sejam a principal preocupação por comporem o grupo de risco, há muitos jovens sendo atendidos no Hospital de Campanha (HCamp).
“Chegaram pessoas jovens também buscando atendimento. inclusive um óbito que não está confirmado, é de uma pessoa muito jovem, abaixo dos 30 anos de idade”, informa o secretário estadual de saúde.

De acordo com assessoria do HCamp, até a data de hoje, a unidade atendeu 56 pessoas . Desse total, há 2 óbitos registrados, 14 pacientes internados seguem internados, 4 pacientes que não eram o perfil de atendimento do HCamp ou serão transferidos, 1 paciente sendo avaliado e 35 pessoas que tiveram alta médica hospitalar e que não estão mais na unidade de saúde.
Estrutura
O governo do estado se prepara para enfrentar esse aumento na curva de infectados pelo coronavírus. São preparados hospitais para enfrentamento à doença em sete cidades do interior goiano. Juntas, as unidades poderão aumentar em quase 800 leitos exclusivos para assistência às pessoas com a Covid-19.
Para a região do Entorno do Distrito Federal, o Hospital Municipal de Formosa já passava pelo processo de estadualização e, a partir de agora contará com pelo menos 60 leitos exclusivos para enfrentamento à pandemia, além de outros 80 leitos em Luziânia, destinados para pacientes da Covid-19. Para Águas Lindas de Goiás, um pedido do Governo de Goiás foi atendido pelo Ministério da Saúde e será instalado um Hospital de Campanha Modular, que já está sendo estruturado pela SES-GO com apoio da Prefeitura do município.
Em Itumbiara, o Hospital e Maternidade São Marcos também já está sob gestão do Governo de Goiás, e a SES-GO já prepara 200 leitos que servirão como pólo de assistência na região Sul de Goiás às pessoas acometidas da doença pelo Covid-2019.
Em Anápolis, o Centro de Convenções da cidade deverá abrigar uma estrutura que servirá como Hospital de Campanha, devendo contar com cerca de 300 leitos, e segue sendo estruturado com expectativa para ficar pronto o mais breve possível.
Na região Norte, o Hospital Municipal de Porangatu será a referência para o enfrentamento à pandemia. A SES-GO dará apoio à unidade, que está sob gestão municipal. Após adaptação, o local terá cerca de 50 leitos destinados exclusivamente para pacientes da Covid-19.
Já no Sudoeste goiano, o Hospital das Clínicas de Jataí, que já estava em processo de estadualização, contará com cerca 100 leitos para pacientes de coronavírus.