Caso escalonamento funcione, secretária de Planejamento Urbano promete abrir mais atividades
20 maio 2020 às 19h21

COMPARTILHAR
Zilma Campos Peixoto, secretária municipal de Planejamento Urbano cogita permitir abertura da Região da 44 e shoppings, caso aglomerações no transporte público diminuam

De acordo com a secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Zilma Campos Peixoto, em entrevista às rádios Brasil Central, caso o escalonamento decretado pela Prefeitura de Goiânia funcione e diminua o movimento no transporte coletivo, outras atividades poderão retomar o funcionamento.
“Nesse primeiro momento a gente precisa garantir que essa ação do decreto municipal de obrigatoriedade do escalonamento dos horários de abertura vai acomodar melhor a questão do transporte coletivo”, afirmou a titular da pasta. Em seguida, afirmou que estaria mais segura para a reabertura da Rua 44 e dos shoppings, por exemplo, desde que considerados os protocolos de enfrentamento à propagação da Covid-19.
O escalonamento foi decidido após levantamento nos dias 28, 29 e 30 de abril em terminais do transporte coletivo. O trabalho verificou onde as pessoas estavam indo e suas atividades. Também foi aberto diálogo com entidades classistas, como Acieg, Fieg, Fecomércio e Sindilojas.
Na pesquisa realizada pela Prefeitura em terminais, foi constatado que 49% das pessoas que saíam para trabalhar eram funcionários de empresas que não estavam autorizadas a funcionar. Essa é a maior causa dos transtornos em plataformas do coletivo. Por isso, a decisão da Prefeitura de tornar obrigatório o escalonamento que antes apenas recomendatório.
“Quero o apoio das entidades (de classe) que nos apoiaram na escolha dos horários, que orientem seus associados a cumprir esse decreto”, disse a secretária.