Casa dos Idosos espera por reforma enquanto moradores reclamam de instalações precárias
28 agosto 2019 às 08h25

COMPARTILHAR
Com quatro das 30 casas fechadas, local registra constantes entupimentos de esgoto, além de infiltrações
Inaugurada em 1986, a Casa dos Idosos da Vila Mutirão, mantida pelo Governo Estadual, está em alerta negativo após a visita de agentes públicos ao local há duas semanas. O grupo composto por políticos, juristas e assistentes sociais relatou total precariedade da estrutura que aloja idosos em situação de vulnerabilidade social.
Em visita do Jornal Opção, funcionários relatam recorrentes entupimentos de esgoto, infiltrações em telhados e casas fechadas por falta de condições para receber moradores.
Uma funcionária que trabalha no local há quase duas décadas relatou à reportagem que não há perspectiva de melhorias estruturais. Além da estrutura interna estar precária, a funcionária conta que o sentimento de insegurança é constante entre os idosos, já que a única proteção do local é uma cerca de arame, bastante deteriorada.

Apesar do diagnóstico sobre a estrutura, a funcionária afirma que as atividades oferecidas aos
moradores, que incluem atividades físicas e recreações, permanecem em funcionamento.
Após a visita do vereador Paulo Magalhães, que no mesmo dia visitou o Solar Espírita, gerido pela Prefeitura e que também abriga idosos, o parlamentar afirmou que pôde confirmar o abandono do poder público e cobrou por respeito aos idosos.
“Merecem respeito e poder viver com dignidade, com espaços para esporte e lazer”, acrescentando que levaria as condições do local ao conhecimento de deputados federais e da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, na busca por parceria com o município.
Sem porquês
O presidente da Associação de Saúde da Região Noroeste, Adecílio Ribeiro, que acompanha a Casa da Vila Mutirão há mais de duas décadas, afirma que nos últimos meses há ausência de informações e relata que a última vez que tentou visitar o local foi impedido.
“Não há condições de receber mais ninguém. Das 30 casas, quatro estão fechadas e caso alguém saia o cômodo é fechado, não tem condições de receber mais ninguém. Do jeito que está só sai, ninguém entra” relata Adecílio.
O líder de bairro aponta que haveria um projeto de transferência de gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Se realmente se concretizar eu acredito que será o melhor para a Casa”, pontua Adecílio.
O que diz a Seds
Em nota a Seds afirma que tomou conhecimento da situação em que se encontra a Casa dos Idosos na Vila Mutirão “ainda nos primeiros dias deste ano”.
A nota segue:
O secretário Marcos Cabral esteve em algumas oportunidades no local e determinou o levantamento das condições e encaminhamento de soluções à equipe técnica da secretaria. Assim, reparos já estão programados no local e serão feitos em até dois meses.
É importante frisar que todas as unidades de atendimento ao público da Seds-GO foram herdadas em situação crítica da gestão anterior, tanto do ponto de vista gerencial e financeiro quanto estrutural e que a pasta não mede esforços para, dentro do possível, solucionar os casos mais urgentes dos diversos segmentos socialmente vulneráveis que a secretaria atende.