Carteira Digital deve facilitar compra e venda de veículos no Brasil

Novo sistema busca facilitar a vida dos proprietários de veículos que já tenham documentação digital

O governo anunciou a criação um serviço que permite a assinatura digital da “Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e)” para facilitar a compra e venda de veículos usados entre pessoas físicas. O serviço pode ser baixado no celular e se utiliza da tecnologia de validação do do governo federal, a partir da Carteira Digital de Trânsito. Sua utilização estará disponível a partir de 24 de março.

O procedimento busca facilitar a vida do cidadão, uma vez que dispensa deslocamentos ao cartório ou qualquer órgão público. O cadastro poderá ser feito pelo portal do governo federal. Ao ser solicitada, a autorização cai direto no sistema do governo federal. A partir daí, basta levar o veículo para vistoria no Detran local, que continua sendo obrigatória, e concluir a transferência. Interessados precisam estar em dia com as taxas e multas.

Para utilizar o serviço, o proprietário de veículo já precisa ter documentação digital. Os carros que saíram de fábrica ou que foram transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021 já contam com esse recurso. Os critérios para utilizaçãonão são relacionados com o ano de fabricação, mas com a última transferência. Se a compra for referente a um carro zero, a digitalização é automática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.