Carreira de Belkiss Spenzieri será tema de palestra do embaixador Lauro Moreira

Encontro será na próxima quarta-feira (20/2), às 9h, na sede da Academia; Belkiss foi a mais premiada musicista de Goiás

Fotos: Divulgação

Homenagem a uma Grande Dama de Goiás. Com esse título, o embaixador Lauro Moreira fará uma palestra sobre a carreira de Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, a mais premiada musicista de Goiás de todos os tempos. O encontro será na próxima quarta-feira (20/2), às 9 horas da manhã, na sede da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), no Setor Sul, em Goiânia.

A presidente da Aflag, Alba Lucinia Dayrell, lembra que Belkiss foi homenageada em 2018 pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura pelo seu 90º ano de nascimento e que a palestra ocorre apenas cinco dias após a data de seu aniversário. Nascida em 15 de fevereiro de 1928, Belkiss faleceu em novembro de 2005.

Neta da pioneira Nhanhá do Couto, Belkiss foi fundadora do Conservatório de Música, que atualmente é a Escola de Música e Artes Cênicas, instituição da qual foi diretora durante vários anos. Alba observa que Belkiss fez apresentações de piano no Brasil e no exterior, foi solista de grandes orquestras, gravou vários discos e publicou livros, tendo recebido diversos prêmios musicais.

Embaixador da cultura goiana

A escolha do embaixador Lauro Moreira para falar sobre a musicista é apropriada, segundo Alba Lucinia, “por se tratar de um intelectual militante da causa cultural e artística, dedicando-se à fotografia e às artes cênicas, como ator, diretor e autor. Nos 45 anos como diplomata de carreira, promoveu as artes e a cultura do Brasil e de Goiás em todos os postos diplomáticos por onde passou – Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona, Rabat e Lisboa”.

Entre 1998 e 2008, Lauro lançou três CDs, com interpretação de poetas aclamados. Recentemente lançou o DVD Mãos Dadas, onde introduz e recita obras de 19 dos mais importantes poetas da língua portuguesa. Em 2013, participou como ator no longa-metragemVazio Coração, de Alberto Araújo, ao lado de Murilo Rosa, Lima Duarte e Bete Mendes, entre outros.

Criou o Grupo Solo Brasil que apresentou o espetáculo de sua autoria, Uma Viagem através da Música do Brasil, em que procura mostrar o que há de mais representativo na música brasileira do século XX. O grupo, formado sobretudo por artistas goianos, já esteve em 20 países e em dezenas de cidades brasileiras.

Serviço
Palestra: Homenagem a uma Grande Dama de Goiás
Palestrante: Embaixador Lauro Moreira
Data: 20/02/2019 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Sede da Aflag, Rua 132-C nº 114, Setor Sul, Goiânia-GO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.