Carreata e leitura ininterrupta marcam celebração do Dia da Bíblia em Goiânia
14 dezembro 2025 às 12h27

COMPARTILHAR
No segundo domingo de dezembro, comemora-se o Dia da Bíblia, o livro mais importante para os cristãos. Para homenageá-la, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Vila Nova (ADMVN) realizou, neste domingo, 14, uma carreata que percorreu ruas da capital com o objetivo de anunciar as Escrituras. Durante o trajeto, foram entoados louvores e feitas leituras de trechos bíblicos.
Além da carreata, a igreja promoveu ao longo da semana 87 horas ininterruptas de leitura da Bíblia, com fiéis se revezando para ler e meditar na Palavra de Deus. No Dia da Bíblia, é comum que igrejas realizem cultos especiais, leituras públicas e ações evangelísticas, além de ser um momento de agradecimento pela liberdade de acesso às Escrituras.

Para o presidente da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, pastor Josué Gouveia, a data vai além da comemoração religiosa. “A Bíblia é um dos livros mais lidos do mundo. Este dia existe para motivar pessoas de todas as classes a lerem a Palavra de Deus, que nos direciona, é a nossa bússola. Tudo o que fazemos como cristãos está fundamentado nela, porque é a Palavra inspirada por Deus”, afirmou.
Segundo o pastor, a leitura bíblica faz parte da rotina da igreja durante todo o ano.
“Nós temos um plano anual de leitura e incentivamos os fiéis constantemente. Esta é uma data especial, em que celebramos com mais intensidade, mas a Bíblia é o nosso manual diário. Começamos a leitura em janeiro e vamos até dezembro, e muitos irmãos leem a Bíblia inteira todos os anos”, explicou.
Membro da ADMVN e participante assíduo da carreata, Bruno Danilo destacou o caráter evangelístico da ação. “É muito importante propagarmos o evangelho e mostrarmos o quanto a Bíblia é fundamental para nós. Durante a carreata, temos a oportunidade de falar com as pessoas, distribuir folhetos, louvar a Deus e anunciar a Palavra. É um momento de alegria, gratidão e evangelização”, disse.

Ele também ressaltou a importância da liberdade religiosa no país. “Vivemos em um país que nos permite fazer isso. Em outros lugares, há limitações severas. Precisamos agradecer a Deus pela liberdade de propagar a Bíblia e o evangelho”, completou.
Coordenador da Escola Bíblica Dominical, pastor Wilson Júnior reforçou o papel da Bíblia como base da fé cristã. “Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, imutável, que revela a vontade divina para o seu povo. A Escola Bíblica Dominical é o espaço onde estudamos profundamente as Escrituras, alcançando pessoas de todas as idades, com uma linguagem adequada para cada público”, afirmou.
Sobre a importância da carreata, o pastor destacou o testemunho público da fé. “A Bíblia tem sido muito atacada, e nós cremos que ela é a Palavra de Deus. Ter a liberdade de ir às ruas e professar essa fé fortalece ainda mais nossas convicções e mostra às pessoas que essa fé também pode ser abraçada por elas”, pontuou.

Homenagem ao livro mais lido do mundo
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Thomas Cranmer. No Brasil, a celebração teve início em 1850, com a chegada dos primeiros missionários evangélicos da Europa e dos Estados Unidos. Durante o Império, a liberdade religiosa era restrita, mas, a partir de 1880, o movimento evangélico ganhou força no país.

Considerada o livro mais lido, estudado e distribuído da história, a Bíblia teve a data oficializada no calendário brasileiro em dezembro de 2001, por meio da Lei nº 10.335/2001. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é responsável pela tradução, produção e distribuição das Escrituras no país e já ultrapassou a marca de 200 milhões de exemplares impressos, distribuídos em 122 países e 87 idiomas.
Leia também:
