Dia da Bíblia é Comemorado com Carreata por Fiéis
08 dezembro 2024 às 17h50
COMPARTILHAR
No segundo domingo de dezembro, comemora-se o Dia da Bíblia, o livro mais importante para os cristãos. Para homenageá-la, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Vila Nova (ADMVN) realizou, neste domingo, 8, uma carreata que percorreu algumas ruas da capital, com o objetivo de anunciar as Escrituras por onde passou. Durante o evento, foram entoadas músicas de louvor a Deus, além de realizadas leituras de trechos bíblicos.
Ademais, a igreja promoveu durante a semana 87 horas ininterruptas de leitura do livro sagrado, com fiéis revezando-se para ler e meditar na Palavra de Deus. No Dia da Bíblia, é comum que muitas igrejas realizem cultos especiais, leituras públicas e eventos evangelísticos para compartilhar a Palavra de Deus com aqueles que ainda não a conhecem. Também é um momento de agradecer a liberdade de poder ler e estudar as Escrituras, privilégio que muitos não tiveram em outros tempos e lugares.
Pastor presidente da ADMVN, Josué Gouveia destacou que a igreja se dedicou a ler toda a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, em 87 horas, enfatizando a importância da leitura bíblica. “É fundamental ler a Bíblia, pois ela nos direciona e revela o caminho para o céu.”
Fabiano Reis, teólogo, advogado, administrador e Diretor Executivo da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, destaca que a mensagem da Bíblia oferece ensinamentos espirituais, morais e éticos para todas as idades e gerações. “A Bíblia, para nós cristãos, é a viva Palavra de Deus, a base de nossa fé e prática. Ela revela a vontade divina e a mensagem de salvação por meio de Jesus Cristo.”
Segundo ele, a leitura diária da Palavra de Deus traz conforto ao coração, esperança para os aflitos e necessitados, promovendo amor e paz em tempos de guerra, perdão para os ofendidos e ensinando a amar a Deus e servir ao próximo. “A Bíblia é tão importante que transcende gerações e culturas, atravessa a história como uma fonte inesgotável de sabedoria e um verdadeiro tesouro espiritual que une as pessoas em torno da mensagem universal de redenção e reconciliação com Deus. Assim, ela continua sendo o manual da Igreja Cristã”, afirma.
Charles Melo, pastor e teólogo, reforça que, para os cristãos, a Bíblia não é apenas um livro religioso, mas a Palavra de Deus, inspirada e revelada, que desempenha um papel vital na vida espiritual. “Ela não é meramente um conjunto de histórias e ensinamentos, mas uma fonte viva de orientação, correção, motivação e transformação”, diz.
O pastor considera que, sem a Bíblia, o cristão estaria perdido, sem a luz que ilumina o caminho da fé e da vida eterna. Ele cita o Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.
Charles Melo também comenta que o Dia da Bíblia é marcado por diversas celebrações. “Aproveitamos esse dia para reforçar a autoridade e o valor que a Bíblia exerce na vida do cristão. A comemoração é também uma oportunidade para incentivar a leitura e o estudo sistemático da Palavra de Deus, pois é a única forma de o homem conhecer a vida eterna e o plano da salvação”, relata. Ele conclui citando o Evangelho de João 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Homenagem ao livro mais lido do mundo
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, com a chegada dos primeiros missionários cristãos evangélicos da Europa e dos EUA. Durante o período do Império, a liberdade religiosa era restrita, o que impedia manifestações públicas de protestantes. Contudo, por volta de 1880, essa liberdade foi se ampliando, e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou entre os fiéis.
Com bilhões de cópias distribuídas e traduzidas para diversas línguas, a Bíblia é considerada o texto mais lido, estudado e distribuído de toda a história. A comemoração foi oficializada no calendário brasileiro em dezembro de 2001, pela Lei nº 10.335/2001, instituindo a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
A Bíblia, considerada pelos cristãos como a Palavra sagrada de Deus, é a base de sua fé e prática religiosa. Composta por 66 livros, é dividida em dois principais testamentos: o Antigo e o Novo Testamento, que juntos narram a criação do mundo, a história do povo de Israel, os ensinamentos de Jesus Cristo e a formação da Igreja Cristã. Embora seja o livro mais vendido e lido no mundo, também é o mais amado e odiado.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é responsável pela tradução, produção e distribuição de Bíblias no país. Este ano, a SBB comemora a marca de mais de 200 milhões de exemplares de Bíblias e Novos Testamentos impressos nos quase 30 anos de existência, um marco histórico para a instituição. Segundo a SBB, as Bíblias produzidas no Brasil já alcançaram 122 países em 87 idiomas diferentes.
A Bíblia está disponível em diversas versões, como bilíngues, poliglotas, em braile e em línguas indígenas. A SBB também informa que aproximadamente 100 mil Bíblias foram entregues na frente de guerra na Ucrânia. O Brasil lidera o ranking mundial de distribuição das Escrituras. Para celebrar os 200 milhões de exemplares impressos, a SBB lançou uma edição especial: a Bíblia na versão original.
Leia também:
Malafaia rebate Marçal sobre acesso ao trio durante ato do 7 de setembro: “só queria lacrar”
Saiba quais as igrejas evangélicas que mais cresceram no Brasil