Carne Fraca: Temer demite superintendente de Goiás envolvido em esquema
20 março 2017 às 10h25
COMPARTILHAR
Exoneração de Júlio Cesar Carneiro consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira
O governo federal demitiu dois superintendentes do Ministério da Agricultura envolvidos na Operação Carne Fraca, dentre eles Júlio Cesar Carneiro, de Goiás. A exoneração está na edição desta segunda-feira (20/3) do Diário Oficial da União.
Também foi afastado Gil Bueno, do Paraná. Ambos os nomes são indicações de partidos da base aliada do governo federal.
[relacionadas artigos=”89787,89593″]
Medidas como essa já eram esperadas por parte do governo do presidente Michel Temer (PMDB) como paliativo para o impacto negativo da operação da Polícia Federal.
No domingo (19), o peemedebista participou de uma série de reuniões com ministros, representantes do setor agropecuário e diplomatas de países importadores de carne brasileira para discutir a repercussão da operação e apresentar as medidas que seriam adotadas pela União.
Em entrevista recente, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, saiu em defesa do sistema de inspeção agropecuária brasileiro e disse que a fiscalização é “forte, robusta e séria”.
“O que aconteceu foi desvio de alguns servidores, de algumas empresas, nós temos que discutir como foi que isso aconteceu. Mas eu posso garantir com toda tranquilidade: eu não deixarei de consumir e recomendo que você também não deixe porque não há risco nenhum”, afirmou.
Na sexta-feira (17), 33 fiscais envolvidos no esquema investigado pela Polícia Federal já haviam sido afastados, suspeitos de fiscalização irregular de frigoríficos e de liberar licenças fora dos padrões sanitários.
A operação Carne Fraca investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. Alguns dos principais grupos do setor do país estão na mira da operação, como o BRF (que detém as marcas Sadia e Perdigão) e o JBS (Seara, Swift, Friboi e Vigor).