Carnaval 2022: cidades goianas deverão ter autonomia para realizar festas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, os protocolos a serem seguidos será tema debatido em breve no Centro de Operações de Emergência (COE) estadual

O presidente Jair Bolsonaro disse na quinta-feira, 25, ser contrário à realização do Carnaval no ano que vem, mas que não cabe a ele decidir. Capitais brasileiras com grande tradição em festas do Rei Momo mantêm em suspense a realização do carnaval 2022 devido ao risco de uma retomada na pandemia de Covid-19. Em Goiás, a festa acontecerá em Caldas Novas, já em Goianésia, não – por exemplo.

O secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, prefere não falar do assunto ainda. De acordo com nota da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, o tema será debatido em breve no Centro de Operações de Emergência (COE) estadual. A ideia será tratar dos protocolos e orientações que deverão ser passados para os gestores municipais para a condução da segurança nas festas.

A nota diz ainda que “por ora, ressalta que os municípios têm autonomia para decidirem suas estratégias de prevenção à Covid-19. No entanto, reforça categoricamente a importância de serem mantidos os protocolos de segurança já conhecidos.”

Cidades goianas

Em Goianésia, cidade que tem tradição na folia, o Carnval já foi cancelado. A decisão foi unânime entre o chefe do executivo municipal, o prefeito Leonardo Menezes e seu secretariado, após reunião para tratar sobre o assunto.

O evento não acontece em Goianésia desde fevereiro de 2020, e em função de sua não realização, inúmeras pessoas deixam de visitar o município. Apesar do seu cancelamento, o prefeito explicou que no momento certo, os eventos serão retomados: “Nossa cidade atingiu ontem a marca de nenhuma pessoa contaminada e isso é o indicativo que estamos fazendo o que é certo, e eu tenho certeza que com a população vacinada muito em breve nós voltaremos a comemorar nossos eventos”, salientou.

Já em Caldas Novas, o secretário de Turismo da cidade, Daniel Ribas, informou que haverá Carnaval em 2022. A festa organizada pela prefeitura, chamada Carnaval Antigo, será feita em praça pública, durante todo o mês de fevereiro, sempre às terças e sextas, e nos dias oficiais de carnaval.

Na antiga capital do estado e terra da poetisa Cora Coralina, Cidade Goiás, a prefeitura ainda não decidiu sobre a realização do Carnaval 2022. A festa local costuma atrair turistas, especialmente da região oeste do estado, e ainda está em fase de discussão. Acredita-se que até o próximo mês, a administração local já tenha uma posição decisiva sobre o assunto.

Em Pirenópolis, cidade histórica e destino que atrai milhares de turistas no período de Carnaval, a discussão, ainda, segue em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.