COMPARTILHAR

O beato Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet” e “santo millennial”, será canonizado pelo Papa Leão XIV no próximo domingo, 7, no Vaticano. Inicialmente prevista para 27 de abril, a cerimônia foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco, em 21 de abril.

Carlo Acutis foi beatificado em 2020, depois que a Igreja reconheceu como primeiro milagre a cura de um menino em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em 2013. Na igreja, há um altar dedicado a Acutis, com uma relíquia com fios de cabelo e um pedaço extraído de seu coração. Uma nova relíquia chega à capela do milagre nesta segunda-feira, 1º: um agasalho de Carlo, doado por sua mãe, que será exposto para veneração dos fiéis.

Acutis usava a internet para evangelizar, o que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet” entre os fiéis. O Vatican News descreve Acutis como um “millennial”. Os millennials, ou Geração Y, são aqueles nascidos entre o início da década de 1980 até meados da década de 1990. O beato nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, mas viveu toda a sua vida na Itália.

Hoje, Carlo Acutis assocido à modernização da Igreja Católica, unindo fé e tecnologia. O Papa Francisco afirmou sobre o beato: “ele não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo”. Seus restos mortais estão preservados em Assis, Itália.