COMPARTILHAR

A defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida na Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pediu uma acareação com o hacker Walter Delgatti Neto no processo de cassação ao qual responde na Câmara. O advogado da deputada, Fábio Pagnozzi, pede tratamento diferenciado à cliente, que pode ser presa caso retorne ao Brasil. O advogado pediu que a acareação ocorra por videoconferência.

Na solicitação da defesa, se lê: “A deputada Zambelli sofreu com ação penal, que, em sua ausência, baseou-se apenas no discurso de um delator cuja credibilidade é altamente questionável. Este indivíduo, que já foi qualificado como ‘mitomaníaco’ e ‘mentiroso compulsivo’ pela própria Polícia Federal, demonstrou incapacidade de manter uma narrativa coesa”.

A cassação será julgada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que precisa reunir 257 votos para destituir a deputada do cargo. O processo é motivado pela condenação de Zambelli, em 14 de maio, pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, com auxílio de Walter Delgatti.

Zambelli deixou Brasil dias após a decisão e foi para a Itália. O juiz Alexandre de Moraes, do STF, chegou a incluir seu nome na lista da Interpol e decretou prisão preventiva da deputada por motivo de fuga. Nesta quinta-feira, 3, seu advogado negou que ela esteja foragida em entrevista à CNN: “Então esse boato que ela está escondida? Não. Ela não está escondida. Ela está à disposição das autoridades italianas.”

Apartamento funcional

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida na Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tinha até sexta-feira, 4, para devolver seu imóvel funcional em Brasília. A devolução não foi feita, segundo a Câmara dos Deputados, e sua mãe e filho ocupam o apartamento. A multa pelo descumprimento é de R$ 4.500, além de indenização de R$ 300. A defesa afirma que não foi notificada judicialmente. Licenciada no dia 5 de junho, Zambelli tinha 30 dias para devolver o imóvel.