Deputado Cairo Salim propõe inclusão de exame no Teste do Pezinho
23 dezembro 2020 às 21h05

COMPARTILHAR
Proposta inclui exame para diagnóstico da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta quarta-feira, 23, o deputado estadual Cairo Salim (PROS), apresentou projeto de lei com a finalidade de alterar a Lei n. 15.120, de 3 de fevereiro de 2005. A matéria visa garantir a inclusão no Teste do Pezinho do exame para diagnóstico da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), e também a implantação gradativa do teste do pezinho ampliado na rede pública estadual de saúde.
O Teste do Pezinho ampliado atualmente está disponível apenas na rede particular. A versão ampliada do exame permite identificar 53 doenças, contribuindo para que as crianças tenham um futuro saudável.
Na rede pública estadual de saúde, o Teste do Pezinho pode detectar apenas seis doenças. “A SCID engloba um conjunto de doenças presentes desde o nascimento, que são caracterizadas por uma alteração no sistema imune”, detalhou Salim em sua fala.
Como a doença é hereditária, caso alguma pessoa da família sofra desta síndrome, o médico poderá fazer o diagnóstico da doença logo após o nascimento do bebê, que consiste na realização de exames de sangue para avaliar os níveis de anticorpos e células T. Nas palavras de Salim, é de extrema importância que a triagem seja feita antes da aplicação de vacinas como a BCG e Rotavírus, pois um resultado alterado de triagem significa que o recém-nascido não tem um sistema imune funcional para controlar os patógenos da vacina.