Eurípedes Cipriano Mota pode assumir cadeira de Mauro Rubem na Câmara de Goiânia

28 março 2022 às 07h40

COMPARTILHAR
Titular do mandato e a primeira suplente, Katia Maria, são pré-candidatos à Assembleia Legislativa de Goiás nas eleições deste ano
A vaga de vereador na Câmara Municipal de Goiânia ocupada, atualmente, pelo pré-candidato a deputado estadual, Mauro Rubem, pode ficar com o segundo suplente petista, Eurípedes Cipriano Mota, que obteve apenas 1.251 votos em 2020. Isso porque a primeira suplente da legenda, Katia Maria, também é pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Naquela eleição municipal, Rubem teve 3.608 votos e Katia, em segundo lugar, gravou 2.023 votos. O parlamentar em exercício na Câmara de Goiânia, que é natural de Firminópolis, já foi deputado estadual por três mandatos, 2002, quando obteve 10.157 votos, reeleito em 2006 (11.544 votos) e 2010 (17.715 votos).
Além disso, com a opção da delegada Adriana Acoorci em disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, as chances do vereador retornar à Alego nas eleições deste ano aumentaram. No entanto, para o PT conseguir uma vaga a mais na Casa para Katia talvez não seja tão fácil, uma vez que também há a candidatura à reeleição do anapolino Antônio Gomide, que em 2018, recebeu 36.998.
Caso a possibilidade de Kátia ir a Alego se concretize, contudo, a possibilidade da Câmara de Goiânia ser composta por mais uma vereadora mulher pode ir por água abaixo. Atualmente, a representatividade feminina nas casas legislativas de Goiânia e Goiás é considerada extremamente baixa, uma vez que, de 35 vereadores, apenas apenas cinco são mulheres, e de 41 deputados estaduais, apenas duas são mulheres.
Há, no entanto, a possibilidade do número de vereadoras aumentar com uma petista caso o segundo suplente abra mão do cargo para a terceira: Sonia Cleide, que em 2020 alcançou apenas 1.130 votos.