Caravana Regulariza Campo percorre três cidades do nordeste de Goiás

21 dezembro 2021 às 10h57

COMPARTILHAR
Programa de legalização de terras públicas sem destinação passa pelas cidades de Cavalcante, Colina do Sul e Teresina de Goiás ao longo desta terça-feira
A Caravana Regulariza Campo percorre, nesta terça-feira, 21, três cidades do Nordeste Goiano. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a ação passa pelos municípios de Cavalcante, Colinas do Sul e Teresina de Goiás. O objetivo é entregar cerca de 50 títulos de regularização fundiária a agricultores que fizeram o processo de regularização junto ao Governo do Estado para a legalização de posse.
Durante a passagem dos técnicos da Seapa, também serão realizados atendimentos e orientações aos interessados em realizar a regularização. A Caravana também vai apresentar outros projetos da Seapa, como o programa Cerveja de Mandioca e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), que têm foco na agricultura familiar. Em Cavalcante a ação começou às 9h30 e ocorre no Escritório de Regularização Fundiária da Seapa. Em Colinas do Sul, a Caravana estará na Câmara Municipal do Município a partir das 16 horas. Já em Teresina de Goiás, o encontro com produtores ocorrerá no Salão da Prefeitura Municipal, às 18 horas.
A Caravana Regulariza Campo tem o apoio das prefeituras municipais das cidades visitadas. Para dar entrada no procedimento, devem ser entregues no protocolo da Seapa o requerimento de titulação devidamente preenchido e documentos legais anexos disponíveis no portal da secretaria. Sendo possível também entrar em contato com a Gerência de Política de Regularização Fundiária, na sede da Seapa, em Goiânia, ou pelo telefone (62) 3201-8956/8938/8974, em caso de maiores dúvidas.
Regulariza Campo
Em vigor desde 2019, o programa Regulariza Campo objetiva legalizar terras devolutas do Estado de Goiás, arrecadadas por meio de ações discriminatórias judiciais e/ou administrativas. A transferência da propriedade aos atuais ocupantes garante o título definitivo de domínio, tornando-os proprietários de direito, permitindo o acesso a políticas públicas implementadas pelo Estado de Goiás e demais entes da Federação, como por exemplo o crédito rural.
Terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo poder público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. Pode requerer o título o produtor rural quem não seja proprietário de imóvel rural em qualquer parte do território nacional, mantiver a exploração da área de acordo com a legislação ambiental vigente e não exercer função pública, sendo permitido requerer no máximo mil hectares contínuos.