Capital pode ter mais lixeiras públicas com cinzeiros

Projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores pede implantação de equipamentos com espaço destinado especialmente para bitucas de cigarro pela cidade

Projeto de lei quer mais lixeiras com cinzeiros em Goiânia | Foto: Marcello Dantas/Arquivo

Projeto quer mais lixeiras com cinzeiros em Goiânia | Foto: Marcello Dantas/Arquivo

Tramita na Câmara de Vereadores de Goiânia projeto de lei que pede a ampliação da quantidade de cinzeiros nas ruas da cidade. Os dispositivos destinados ao descarte das bitucas de cigarro serão colocados nas lixeiras públicas.

Conforme proposta, apresentada nesta quarta-feira (13), as lixeiras com cinzeiros deverão ser instaladas na área reservada para a calçada em frente a bares, padarias, confeitarias, lanchonetes e restaurantes e órgãos públicos.

Danilo Godoi é dono de um restaurante no Setor Sul localizado, ao lado de uma farmácia. Ele relata que seus clientes fumam nas proximidades e os que compram no estabelecimento destinado à venda de remédios também. “É positivo porque evita lixo na região, pois sempre temos limpar do lado de fora. Caso seja aprovado, os usuários vão jogar a bituca no lugar certo”, relata, em entrevista ao Jornal Opção.

Segundo Godoi, varrer e juntar o material descartado nas redondezas é uma atividade constante ao fim do expediente. “A limpeza urbana sem sempre acontece e as bitucas se acumulam. A responsabilidade é da Prefeitura de Goiânia e também do usuário. É uma boa alternativa para quem fuma”, conclui.

A Lei Antifumo, de 2011, proíbe o uso de cigarros em locais fechados de uso coletivo e fez com que as pessoas passassem a fumar cada vez mais nas ruas. Essa é a justificativa do vereador Denício Trindade (PMDB), autor da proposta. Segundo o peemedebista, o objetivo é evitar que as sobras do cigarro sujem as ruas e entupam os bueiros da capital.

2 respostas para “Capital pode ter mais lixeiras públicas com cinzeiros”

  1. Avatar Claudio D'Amato disse:

    Como fumante, concordo!

  2. Avatar Claudio D'Amato disse:

    Como fumante, eu apoio. Prefiro jogar minhas guimbas aqui do que ter que procurar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.