Ação da Prefeitura é realizada em homenagem aos 210 anos do bairro
O St. Campinas se tornou a capital de Goiás nesta quarta-feira, 8. O ato simbólico e momentâneo é em homenagem aos 210 anos do bairro e atende a Lei Municipal n° 8.503 de 2006
O evento ocorreu no auditório da Matriz de Campinas e sem a participação popular , para evitar aglomerações. Neste ano, excepcionalmente, o Mutirão da Prefeitura não foi realizado no bairro, em função da pandemia do coronavírus.
Em seu discurso, Iris lembrou o seu carinho todo especial por Campinas. “Campinas foi constituída de uma população secular, que veio de todos os cantos do Brasil. Esse ato de homenagem é um dos mais justos e importantes que se tem notícias”, disse.
Na ocasião, foi assinado o termo de parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) para requalificação da Avenida Castelo Branco.
História
Campinas surgiu no ano de 1810. Liderado por Joaquim Gomes da Silva Gerais, um grupo de desbravadores em busca de ouro no ribeirão Anicuns foi o primeiro a povoar a região. Em 1853, foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bom Fim, atual cidade de Silvânia.
Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos mais tarde, em 1914, alcançou a emancipação política tornando-se município brasileiro do estado de Goiás. Mas este status foi curto. Em 1933, a cidade foi escolhida pelo então governador Pedro Ludovico Teixeira para ser a base de apoio dos trabalhadores para a construção da nova capital. Em 1935, a Campininha das Flores foi definitivamente transformada em bairro goianiense.
Hoje, Campinas é um dos bairros mais importantes de Goiânia e se transformou em um dos maiores polos comerciais da região Centro-Oeste. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)
Deixe uma resposta