Capital do Estado é transferida para Santa Cruz de Goiás

Cidade histórica que completou 288 anos foi um dos primeiros povoados da então Província e capital do Estado por cerca de 30 anos

Cerimônia de transferência dos três poderes estaduais para Santa Cruz de Goiás | Foto: Eurípedes Junior

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o vice-governador José Eliton (PSDB) estiveram na manhã deste domingo (27/8) em Santa Cruz de Goiás, para cerimônia de transferência oficial da capital do Estado para o município que completou 288 anos. Pela primeira vez, a cidade tornou-se sede dos três poderes estaduais.

Durante a instalação, o governador Marconi Perillo anunciou o envio de mensagem à Assembleia Legislativa para tornar a transferência anual, sempre na data do aniversário, de forma permanente. A cidade já foi capital do estado por cerca de 30 anos, de 1839, quando houve a enchente que destruiu a parte baixa de Vila Boa, até 1870.

Na cerimônia, José Eliton, que também faz aniversário neste dia 27, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Santa Cruzano, proposto pelo prefeito Mateus Félix (PRTB) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O vice-governador recebeu, também, a medalha do mérito concedida pela Associação Goiana dos Municípios.

“O dia de hoje é muito importante pois significa a celebração do aniversário, mas significa também a guarda da memória e da história de Santa Cruz”, destacou o vice-governador.

Benefícios

Em cerimônia na Praça Central, José Eliton, ao lado do governador Marconi Perillo, assinou convênio com o prefeito Mateus Félix Lopes no valor de R$ 1 milhão para obras de pavimentação asfáltica e recapeamento das ruas da cidade. Os recursos serão usados também na reforma e ampliação do posto de saúde e iluminação de dois campos de futebol.

O município recebeu, ainda, neste domingo, uma estrutura simplificada do programa Governo Junto de Você, com vários serviços, como expedição de documentos e corte de cabelo, por meio da Secretaria Cidadã, que instalou 6 tendas na praça central, para atendimento das 8h às 17 horas.

Participaram do evento, na Praça Central de Santa Cruz, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o deputado federal Alexandre Baldy, o deputado estadual Lincoln Tejota, que representou o presidente da Assembleia José Vitti, e os deputados Charles Bento, Manuel de Oliveira e Gustavo Sebba. Prefeitos de mais de 30 municípios prestigiaram a instalação da capital em Santa Cruz e foram agraciados com a Ordem do Mérito Anhanguera.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.