Capital do Estado é transferida para cidade de Goiás em homenagem aos 291 anos

O governador José Eliton comanda uma extensa agenda administrativa e cultural durante semana de aniversário da cidade, que foi a primeira capital de Goiás

Casa de Cora, na cidade de Goiás: identificação metonímica com as coisas da cidade | Foto: Arquivo/Jornal Opção

Tradição no Governo, a capital de Goiás será transferida na próxima terça-feira (24/7) para a cidade de Goiás. Entre os dias 24 a 26 de julho, a antiga capital goiana se transforma na capital simbólica do Estado, homenagem feita pelo aniversário da cidade de Goiás, comemorado em 26 de julho. Durante este período, os Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário de Goiás, de Goiânia, também serão transferidos para o município, que foi capital oficial até 1933.

Para isso, o governador José Eliton vai comandar uma extensa agenda durante os três dias. Na terça-feira (24), às 18 horas, haverá a solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entrega da Comenda de Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz. A partir das 20h, shows do Trio Parada Dura e Cantores Goianos animarão a noite, em comemoração aos 291 anos da cidade de Goiás, na Praça de Eventos “Dr. Boadyr Veloso”.

Na quarta-feira, 25, ele inicia a programação do dia participando do Culto Ecumênico pelo aniversário da cidade, às 7h30. Em seguida, visita o Mercado Municipal e, depois, vistoria as obras do programa Goiás na Frente.

Às 9h, o governador e sua comitiva visitam o Fórum da Cidade, no Setor Aeroporto, e depois realizam a instalação do Ministério Público, na sede do órgão, ao lado do Palácio Conde dos Arcos. No fim da manhã,José Eliton fará uma visita ao Bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen, da Diocese de Goiás.

No período da tarde, às 14h, José Eliton se reúne com prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho e Araguaia (CISRIVA), do Consórcio Público Intermunicipal Serra Dourada de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental de Goiás (Consed-GO), do Caminho de Cora e de 13 Polos Regionais Estratégicos, na Prefeitura Municipal.

Logo depois, às 15h, acompanhado de várias autoridades, visita a Loja Maçônica União e Justiça, na Vila Santa Júlia. Em seguida, entrega a Comenda da Ordem do Mérito Cora Coralina a Prefeitas Municipais de cidade goianas, no Quintal do Museu da Casa de Cora Coralina.

À noite, será celebrada uma missa em ação de graças aos 291 anos da cidade de Goiás, na Igreja Matriz de Sant’ana. A programação do dia termina com o corte do bolo de aniversário, na Praça do Coreto.

No terceiro e último dia da transferência da capital, o governador José Eliton encerra a programação com visitas ao Hospital São Pedro de Alcântara e o Centro de Referência em Hemodiálise.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.