Capital do Brasil pode ser transferida para Belém; entenda

16 fevereiro 2025 às 15h59

COMPARTILHAR
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) sugeriu que a capital do Brasil fosse temporariamente transferida para Belém durante a realização da Conferência do Clima (COP-30) da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento reúne autoridades de todo o planeta no Pará durante o mês de novembro deste ano.
No projeto de Lei proposto é dito que: “A transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante o evento reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional, permitindo uma maior interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer o papel do Brasil como protagonista nas negociações climáticas”.
O PL de Salabert foi protocolado na segunda-feira, 10, e, segundo ele, o Governo Federal, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) poderão ter suas sedes transferidas para Belém. Apesar de simbólica, a mudança garante que todas as decisões assinadas pelo governo, durante o período da transferência, seriam assinadas de Belém e não de Brasília.
Vale lembrar que a transferência da capital federal já ocorreu em outras ocasiões. Em 1992, por exemplo, durante a ECO 92 (conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), a capital do país foi transferida para o Rio de Janeiro, que sediou o evento.
Para que a mudança temporária da sede do governo tenha validade, é necessária aprovação do Congresso Nacional e sanção do presidente Lula (PT).
Leia também: Cinegrafista da TV Cultura cai de barco e desaparece
“Nós temos pobres, mas temos orgulho”: Lula diz que não vai “maquiar” Belém para COP30