Cantor sertanejo Leonardo, natural de Goianápolis, cidade próxima a Goiânia, foi incluído na lista suja de trabalho escravo divulgada pelo governo federal nesta segunda-feira, dia 7. A lista, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reúne pessoas físicas e jurídicas responsabilizadas por práticas de trabalho análogo à escravidão, após operações de resgate conduzidas pelo governo. Nesta atualização, 176 novos nomes foram adicionados, elevando o total para 727.

O nome de Leonardo foi incluído devido a uma fiscalização realizada em 2023 na Fazenda Talismã e Lakanka, localizada em Jussara, no noroeste de Goiás. Na operação, foram resgatados seis trabalhadores em condições precárias, equiparadas ao trabalho escravo, incluindo um adolescente de 17 anos.

Segundo o relatório da fiscalização, os trabalhadores viviam em uma casa abandonada, sem acesso a água potável, banheiros ou camas. O local era infestado por insetos e morcegos, e as condições de repouso eram improvisadas com tábuas de madeira e galões de agrotóxicos. O ambiente ainda exalava um forte cheiro fétido.

A lista suja é reconhecida pela ONU como um dos principais instrumentos de combate ao trabalho escravo no mundo, proporcionando transparência e permitindo a responsabilização de empregadores. A inclusão na lista pode acarretar sérias complicações legais e financeiras, como o bloqueio de acesso a crédito em bancos públicos e dificuldades em manter parcerias comerciais, além de expor o empregador a sanções adicionais, dependendo de futuras investigações.

Em uma publicação nas redes sociais, o cantor se disse que arrendou uma fazenda em 2022 para um produtor rural e que, possivelmente a partir da denúncia de um funcionário, ele chegou a receber uma visita do Ministério Público do Trabalho e que foi autuado por conta das denúncias da fazenda que foi arrendada; segundo o cantor não foi a Fazenda Talismã.

Leonardo ainda afirma que o processo está arquivado, que ele não conhece o funcionário que fez a denúncia e que existe um equívoco do nome dele estar presente nesta lista. “Eu não me misturo nessa lista e eu sou totalmente contra esse tipo de coisa e vou ser sempre contra isso”, afirmou.

Leia também:

Cantor sertanejo vai à justiça após problemas com impostos e gado

Condomínio onde mora Leonardo, Virgínia Fonseca e Zé Filipe tem três casas furtadas