As cadeiras na Câmara dos Deputados são as mais concorridas das eleições. Em 2022, 10.619 candidatos disputam as 513 vagas, o que representa 20 candidatos por vaga. Em Goiás, são 355 candidatos a deputado federal, para 17 cadeiras na Câmara

Neste ano, o nível de participação de mulheres supera dos pleitos anteriores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 33,81% (9.239) das candidaturas aptas.

Nas eleições proporcionais, alguns candidatos, obtêm votos acima do “necessário” e acabam contribuindo para a eleição de colegas de partido. Eles são conhecidos como “puxadores de votos”.

Confira a lista dos favoritos por ordem alfabética:

1 – Adriana Accorsi (PT)

Atualmente, a delegado Adriana Accorsi ocupa uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa de Goiás, é filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi. A petista é uma grande aposta do partido, com uma relação bem próxima com o ex-presidente Lula (PT). Accorsi é conhecida por atuar em favor da segurança pública, da defesa dos direitos da mulher; do negro e do público LGBTQIAP+.

2 – Drª. Cristina (PDT)

É ex-Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, fisioterapeuta e vereadora por dois mandatos. Cristina traz na bagagem cicatrizes de 1986, quando foi vítima e teve 85% do corpo queimado pelo ex-namorado. A candidata é muito atuante na defesa da mulher e saúde, principalmente para a parcela mais carente da comunidade. Sua aposta para um caminho bem-sucedido rumo a Brasília é o bom histórico de desempenho eleitoral.

3 – Flávia Morais (PDT)

Com perfil municipalista, a deputada federal à reeleição Flávia Morais tem grande base eleitoral nos municípios do interior goiano. Assim como o companheiro, presidente do PDT em Goiás, Goerge Morais, a candidata tem uma ampla atuação na área da saúde.

4 – Lêda Borges (PSDB)  

Com base consolidada no entorno do Distrito Federal, a deputado Lêda Borges (PSDB) agora tenta uma vaga da Câmara dos Deputados. A tucana foi a primeira mulher eleita Prefeita  de Valparaíso de Goiás, gestão 2009-­2012 e é bem atuante na defesa do servidor público.

5 – Sabrina Garcez (Republicanos)

Sabrina Garcez apresenta roupagem mais jovem da política, a candidata está no segundo mandato como vereadora por Goiânia e foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal. Sabrina é comprometida com autonomia feminina; educação e causa animal.

6 – Silvye Alves (União Brasil)

Jornalista e aguerrida defensora da mulher, Silvye é ex-apresentadora do “Cidade Alerta Goiás”. Nos bastidores, a candidata é uma das grandes apostas do partido como “puxadora de votos”.

7 – Thelma Cruz (Republicanos)

Casada com o prefeito de Goiânia, Thelma Cruz disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás. A republicana atua em projetos sociais e trabalha com voluntariado há mais de 30 anos. Essa é a primeira vez que Thelma concorre a um cargo público.