Candidatos farão prova de ciências da natureza e ciências humanas

Os portões abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham pontualmente às 13h, também no horário de Brasília, que adota o horário de verão

Mais de 8,7 milhões de pessoas farão, neste sábado (8/11), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 1,7 mil cidades em todo o país. Trata-se do número recorde de inscrições. Os portões abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham pontualmente às 13h, também no horário de Brasília, que adota o horário de verão. A recomendação é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.

A duração do exame será quatro horas e trinta minutos e os candidatos resolverão questões de ciências humanas e ciências da natureza. Quem ainda não conferiu o local de prova, pode fazê-lo pelo site do Enem com o CPF e senha usada na hora da inscrição.

Os candidatos sabatistas, aqueles que guardam o sábado por motivos religiosos, devem chegar ao local de prova também entre as 12h e as 13h, no horário de Brasília. Eles, no entanto, aguardarão em uma sala o pôr do sol para iniciar a prova.

Na hora de se preparar para sair de casa, caneta de tinta preta fabricada com material transparente e documento de identidade com foto não podem faltar. Caso não use a caneta preta, o estudante corre o risco de não ter o cartão de respostas registrado pelo leitor ótico.

Apresentar o documento com foto é obrigatório para fazer o exame. Se o estudante perdeu o documento, deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

É permitido levar lanches e água. O candidato não poderá usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações. Não pode usar, também, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, deverá colocá-lo no porta-objetos.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. O selfie é proibido. Candidatos identificados portando os objetos ou postando imagens e textos nas redes sociais serão eliminados.

O participante deve ler e conferir os dados registrados nos cartões-resposta e na lista de presença. Também é preciso conferir se os cadernos de prova estão completos antes de iniciar o exame.

A saída do local de prova é permitida após duas horas do início do exame, mas para levar o caderno de questões para casa é preciso esperar até 30 minutos antes do término.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.