Candidatos à presidente do PT pedem a Lula o rompimento de relações com Israel

16 junho 2025 às 15h23

COMPARTILHAR
Candidatos à presidência nacional do PT divulgaram manifesto pedindo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) suspenda relações diplomáticas e comerciais com o governo de Israel. O manifesto foi divulgado nesta segunda-feira, 16.
O texto, intitulado “Em defesa do povo palestino”, expressa apoio à nota do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), divulgada no dia 6. A nota do CNDH solicita que o Itamaraty rompa laços diplomáticos com Israel e revise acordos comerciais, especialmente os relacionados à compra de armamentos.
Os candidatos à presidência do PT citam a declaração feita pelo próprio presidente no dia 5 de junho. Na ocasião, Lula classificou a ofensiva israelense em Gaza como “um genocídio premeditado”. Apesar disso, dizem os signatários, o Brasil continua adquirindo armas do “complexo industrial-militar de Israel”.
O documento também menciona a morte de civis palestinos, o bloqueio à Gaza e a apreensão de uma embarcação civil com ajuda humanitária em águas internacionais. O grupo destaca que havia um brasileiro a bordo do navio, o ativista Tiago Ávila.
“Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia”, diz o documento.
O PT definirá seu novo presidente no dia 6 de julho em eleição interna. Estão na disputa os nomes de Rui Falcão, Edinho Silva, Romênio Pereira, Valter Pomar e Washington Quaquá.
Leia também
Conflito entre Israel e Irã entra no quarto dia com novos ataques