Planos de governo dos candidatos priorizam reorganização e eficiência na gestão
16 agosto 2024 às 18h43
COMPARTILHAR
Colaboração de Raphael Bezerra
O pontapé inicial da campanha eleitoral de 2024 aconteceu às 00h01 desta sexta-feira, 16. Com isso, os agora candidatos poderão expor suas propostas para a população e buscar os votos necessários para a eleição. No total sete candidatos irão disputar a Prefeitura de Goiânia e com isso sete planos de governo para administração municipal dos próximos quatro anos foram elaborados pelos concorrentes.
As propostas dos planos de governo serão apresentadas durante a propaganda eleitoral, nas redes sociais e também durante os debates. O Jornal Opção analisou os documentos, listou as principais proposta e analisou como os candidatos pensaram suas propostas. A maioria dos candidatos falam em reorganizar a gestão pública dando mais eficiência aos serviços da Prefeitura.
Todos os planos de governo foram elaborados pensando em eixos de atuação do poder público. Sandro Mabel (UB) e Fred Rodrigues (PL) estruturaram os documentos em três e seis eixos respectivamente com foco na melhoria da gestão, investimentos em mobilidade urbana e saúde.
Adriana Accorsi (PT), retornou ao antigo projeto do partido e trouxe o tema cidade sustentável, mas também cita inclusão e o cuidado com a vida do cidadão goianiense. O plano de governo da candidata do PT é o mais extenso quando comparado com os demais candidatos e está estruturado em nove eixos de atuação.
Professor Pantaleão (UP) traz para esta campanha o combate às desigualdades e também a ampliação da luta da classe trabalhadora. A mobilidade também é destaque no plano de governo do UP que propõe a reestatização das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade e também a realização de um planejamento para implantação da tarifa zero em Goiânia.
O candidato à reeleição, prefeito Rogério Cruz (SD), tem como prioridade no seu plano de governo a melhoria da qualidade de vida em Goiânia com foco na mobilidade urbana, saúde e investimentos em tecnologia.
O candidato do PSD, Vanderlan Cardoso, já afirmou diversas vezes que o seu plano de governo seria apenas atualizado, porque as propostas apresentadas nas últimas eleições municipais seriam mantidas. O documento foi elaborado em sete eixos estruturantes com o foco principal na diminuição da máquina pública e também na reorganização da gestão municipal.
O candidato do PSDB à Prefeitura de Goiânia, Matheus Ribeiro, não tinha plano de governo registrado no sistema de registro de candidaturas do TSE, até o fechamento desta reportagem. Segundo o candidato, o documento ainda precisa passar por uma revisão antes de ser disponibilizado.
Adriana Accorsi
O Plano de Governo de Adriana Accorsi (PT) para Goiânia se concentra em diversas áreas-chave e tem como objetivo de criar uma cidade moderna, sustentável e inclusiva, priorizando o cuidado com as pessoas e com a cidade. As principais propostas do plano incluem:
- Governança: O plano visa aprimorar as estruturas de trabalho da prefeitura, implementar um planejamento estratégico integrado, adotar novas tecnologias para serviços governamentais digitais, promover a participação cidadã e integrar políticas públicas.
- Mulheres: Reconhecendo que as mulheres representam mais da metade da população de Goiânia, o plano propõe fortalecer a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, com foco na proteção, apoio, justiça, saúde integral e educação para a igualdade de gênero.
- Educação: O plano busca reconstruir a educação municipal, garantindo qualidade no ensino e enfrentando os desafios atuais, como a falta de vagas em creches, obras inacabadas e déficit de profissionais.
- Saúde: O plano pretende melhorar a qualidade da saúde pública, abordando questões como a ineficiência na atenção básica, a fragilização do Programa Mais Médicos e a necessidade de integração entre os serviços de saúde.
- Cultura: As propostas para a cultura incluem revitalizar espaços culturais, apoiar a produção artística e promover a diversidade cultural de Goiânia.
- Infraestrutura Verde: O plano enfatiza a importância da infraestrutura verde, com propostas para o abastecimento de água, despoluição do Rio Meia Ponte, drenagem natural, arborização urbana e a criação e manutenção de parques e unidades de conservação.
- Mobilidade Urbana: O plano propõe melhorias no transporte público, incluindo a qualidade e oferta de viagens, e a implementação de um sistema de segurança viária para reduzir as mortes por acidente de trânsito.
- Desenvolvimento Social: O plano aborda a necessidade de políticas sociais para combater a miséria, garantir direitos sociais e promover a inclusão, com foco em famílias vulneráveis.
- Segurança Pública: O plano considera a segurança pública um direito fundamental, propondo a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública, o mapeamento de grupos vulneráveis e a implementação de videomonitoramento.
O plano também aborda áreas como desenvolvimento econômico, finanças públicas, ciência, tecnologia e inovação, esporte e lazer, entre outras, buscando soluções inovadoras e participativas para os desafios enfrentados pela cidade.
Fred Rodrigues
O plano de governo de Fred Rodrigues (PL), candidato a prefeito, e Leonardo Rizzo, candidato a vice-prefeito, para Goiânia aborda seis pilares: gestão pública eficiente, desenvolvimento urbano e mobilidade, saúde de qualidade, educação tradicional, segurança pública reforçada e liberdade econômica com apoio ao empreendedorismo.
Governança:
- Implementar uma administração pública mais eficiente e transparente, com foco na redução de desperdícios e no investimento em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.
- Criar uma Secretaria de Parceria Público-Privada (PPP) para atrair investimentos e aprimorar a gestão de serviços públicos.
- Digitalizar os processos administrativos para reduzir a burocracia e facilitar o acesso aos serviços municipais.
Desenvolvimento Econômico:
- Criar o portal “INVESTGOIÂNIA” para atrair investidores estrangeiros, com informações em três idiomas.
- Desenvolver o projeto “Meu Primeiro Emprego” para inserir jovens no mercado de trabalho por meio de feiras de emprego, cursos de capacitação e sistemas online de currículos.
- Revitalizar a região central de Goiânia, especialmente a Avenida Goiás, transformando-a em um Boulevard atrativo para comércio e turismo.
Segurança Pública:
- Criar o “Mapa da Violência” para identificar áreas com maiores índices de criminalidade e implementar ações específicas.
- Triplicar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM), equipar as viaturas com fuzis e ampliar a Central de Videomonitoramento.
- Implementar o programa “Tolerância Zero ao Tráfico e ao Uso de Drogas” com intensificação de operações policiais e treinamento da GCM.
Mobilidade Urbana:
- Instalar semáforos inteligentes que se adaptam ao fluxo de trânsito.
- Criar um corredor exclusivo para motociclistas.
- Regulamentar o comércio ambulante na região da Rua 44 e organizar os espaços públicos.
- Expandir e melhorar o transporte público, com corredores exclusivos e integrados, além de incentivar o uso de bicicletas e outros meios de transporte alternativos.
Educação:
- Implementar um sistema de “Voucher Creche” para famílias de baixa renda e expandir as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com funcionamento em período integral.
- Militarizar as escolas do 6º ao 9º ano, com período integral, incorporando princípios militares ao currículo e focando na disciplina, segurança e formação integral dos alunos.
- Implementar o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em todas as escolas do município, em parceria com a Polícia Militar.
Saúde:
- Zerar as filas de cirurgias eletivas por meio de parcerias com hospitais privados.
- Reestruturar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ampliar a cobertura em todas as regiões da cidade.
- Fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e implementar o programa “Saúde na Hora” para ampliar o acesso aos serviços de atenção primária.
- Criar um sistema de agendamento online e teleorientação para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.
Sandro Mabel
O Plano de Governo de Sandro Mabel (UB) para Goiânia está estruturado em três eixos principais: Cidade, Cidadão e Gestão. Cada eixo aborda diferentes áreas de desenvolvimento para a cidade.
Eixo Cidade: Este eixo foca em uma Goiânia mais funcional e acessível, com propostas nas áreas de:
- Cidade inteligente
- Cidade segura
- Mobilidade urbana
- Integração metropolitana
- Ordenamento urbano
- Meio ambiente
- Turismo
- Ciência, tecnologia e inovação
Eixo Cidadão: Priorizando as necessidades e bem-estar dos cidadãos, este eixo apresenta propostas para:
- Rede de proteção à mulher
- Primeira infância
- Educação
- Saúde
- Emprego e renda
- Proteção social
- Habitação
- Lazer e esporte
- Cultura
Eixo Gestão: Com o objetivo de criar uma administração eficiente e inovadora, este eixo propõe ações em:
- Gestão empreendedora
- Gestão pública, fiscal e tributária
- Governo digital
- Economia para o desenvolvimento
- Economia criativa
Professor Pantaleão
O programa de governo da Unidade Popular para a Prefeitura de Goiânia em 2024 concentra-se em abordar as desigualdades sociais e construir uma sociedade socialista. As propostas abrangem diversas áreas, com foco na melhoria da vida da classe trabalhadora e dos grupos marginalizados. Os principais pontos do programa incluem:
- Trabalho e Renda: Criação de empregos por meio de frentes de trabalho em infraestrutura, responsabilização das empresas pelo bem-estar dos trabalhadores, criação de um banco municipal, taxação de grandes fortunas e propriedades, revisão dos direitos trabalhistas, programas de qualificação profissional e apoio a pessoas em situação de rua.
- Transporte e Mobilidade Urbana: Auditoria e conclusão das obras do BRT, auditoria e reestatização das empresas de transporte público, redução da tarifa, planejamento para tarifa zero, melhoria da infraestrutura cicloviária, criação de uma empresa pública de táxi, reforma de terminais e eixos, e planejamento para um tempo máximo de 30 minutos no deslocamento de/para o trabalho.
- Cultura: Estabelecimento de centros culturais populares, reforma e expansão de teatros, bibliotecas e museus, fim da criminalização de eventos de rua, criação de espaços culturais itinerantes, cumprimento da Lei Municipal de Cultura, implementação de programas de formação em artes, promoção de eventos culturais gratuitos, garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência, integração de atividades culturais em escolas, parcerias com movimentos sociais, promoção da economia solidária no setor cultural e preservação do patrimônio histórico.
- Habitação: Defesa do direito à cidade e combate à especulação imobiliária, democratização da propriedade da terra, garantia da função social da propriedade, destinação de imóveis vazios para moradia popular, implementação de tarifas sociais para serviços públicos, investimento em infraestrutura urbana para integrar a cidade, priorização do transporte público, gestão democrática da cidade e incentivo à autogestão.
- Segurança Pública: Fortalecimento da segurança primária, enfrentamento das causas da criminalidade, instituição da Secretaria de Segurança Pública Municipal, desmilitarização da Guarda Municipal, desenvolvimento de Conselhos Comunitários de Segurança, realização de conferências municipais de segurança, criação de uma rede digital de segurança cidadã, extinção da ROMU, fortalecimento de pesquisas críticas sobre fatores criminológicos, programa de formação em direitos humanos para guardas municipais, integração do videomonitoramento municipal com o estadual, intensificação da fiscalização de trânsito e fortalecimento de casas de acolhimento a vítimas de violência.
- Questão Racial: Fortalecimento da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, criação da Secretaria de Direitos Humanos e Combate ao Racismo, cumprimento da Lei 10.639/2003, ampliação da verba para políticas de combate ao racismo, punição a servidores com condutas racistas, qualificação de profissionais da saúde para atendimento especializado à população negra, garantia de cotas em concursos públicos, aumento de Unidades Básicas de Saúde em áreas com população indígena, cursos para profissionais da saúde sobre o respeito à cultura indígena e quilombola, renomeação de ruas e retirada de símbolos racistas, coordenação de projetos para acabar com desigualdades raciais, capacitação de professores sobre diversidade cultural, combate ao racismo estrutural e garantia de representatividade nos programas sociais.
- Mulheres: Campanhas de conscientização contra a violência de gênero, instituição de centros de parto humanizado em maternidades municipais, formação para profissionais de saúde no combate à violência obstétrica, criação e ampliação de Centros de Referência da Mulher e CIAMs, ampliação do funcionamento de DEAMs, criação de Lavanderias Comunitárias, garantia de acesso à saúde e planejamento reprodutivo, combate à exploração do corpo feminino, organização de mulheres em situação de vulnerabilidade, combate à discriminação contra mulheres nos diversos níveis de ensino, capacitação de profissionais para atendimento humanizado em casos de violência, investimento em infraestrutura urbana para prevenir a violência, criação de apoio multidisciplinar para eliminar a violência contra a mulher, priorização da mão de obra feminina no SINE/GO, fomento a cursos profissionalizantes para mulheres e campanhas de divulgação das leis de proteção à mulher.
- LGBTIA+: Criação da Secretaria Municipal de apoio à comunidade LGBTIA+, cumprimento do decreto nº 265/2015, fomento à atenção básica e especializada à saúde para pessoas trans, criação de uma Casa de Apoio à população LGBTIA+ no Setor Central, criação de cotas para pessoas trans em concursos públicos e criação de um cursinho pré-vestibular popular específico para pessoas trans.
- PcD’s: Cumprimento e fiscalização do Estatuto da Pessoa com Deficiência, campanhas de inclusão, ampliação de vagas de emprego reservadas a PcD’s, tradução e interpretação em Libras nas escolas municipais, acessibilidade em espaços públicos, implementação de infraestruturas de acessibilidade em ruas e bairros, efetivação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, garantia de acesso a atividades esportivas, culturais e de lazer com desconto de 50% para PcD’s e acompanhante, oferta de serviços especializados em habilitação e reabilitação, auxílio para PcD’s previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência e ampliação e fiscalização do Passe Livre Intermunicipal da Pessoa com Deficiência.
Rogério Cruz
O plano de governo apresentado por Rogério Cruz (SD) para Goiânia se estrutura em torno da melhoria da qualidade de vida para os goianienses, com foco em áreas como mobilidade urbana, saúde, assistência social, educação, cultura e desenvolvimento econômico.
Mobilidade Urbana:
- Implantação do Monotrilho: Proposta de criação de um monotrilho suspenso na Avenida Anhanguera, com extensão entre 10 e 14 quilômetros, integrando áreas com pouca oferta de transporte público. Um segundo trecho está planejado para ligar o aeroporto à rodoviária. O objetivo é reduzir o congestionamento, com baixo impacto ambiental, tornando Goiânia pioneira no Centro-Oeste nesse tipo de transporte.
- Mobilidade como um Serviço (MaaS): Desenvolvimento de um aplicativo que integra o transporte público e privado, fornecendo informações sobre rotas, horários, tarifas e permitindo a compra de passagens.
- Micro-ônibus em Rotas Circulares: Implementação de micro-ônibus para conectar bairros e o centro da cidade de forma mais ágil.
- Semáforos Inteligentes: Utilização de semáforos inteligentes que se ajustam ao tráfego em tempo real, priorizando o transporte público e bicicletas.
- Ampliação do Projeto + Pedestres: Expansão do projeto para aumentar a segurança de pedestres em áreas de grande fluxo, com foco na redução da velocidade de veículos motorizados.
Saúde:
- Programa Zera Espera: Objetivo de reduzir o tempo de espera para consultas especializadas, terapias continuadas e exames.
- Fortalecimento da Atenção Primária: Aumento da cobertura da atenção primária em saúde, com a ampliação das equipes de saúde da família e construção de novas unidades.
- Casa do Autista (Blue House): Criação de um centro especializado no atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares.
- Policlínica AMEC: Construção de uma policlínica para assistência médica especializada e diagnósticos avançados.
- Implantação da Telemedicina: Utilização da telemedicina para facilitar o acesso a consultas médicas e especializadas.
- Unidades Móveis de Saúde: Implementação de unidades móveis para levar serviços de saúde às regiões mais vulneráveis.
Assistência Social e Direitos Humanos:
- Programa Cuida de gente Goiânia: Ampliação do sistema de proteção social com foco na transferência de renda, emancipação socioeconômica, com atenção especial a mulheres, idosos, jovens, pessoas com deficiência e mães trabalhadoras.
- Goiânia Mais Inclusiva e Justa: Projeto que visa promover a inclusão social, dignidade humana e justiça social, com foco em campanhas de conscientização, qualificação profissional para grupos vulneráveis e expansão do atendimento especializado em Libras.
Educação:
- Programa Escola Eficiente: Modernização, ampliação e reforma das escolas, com adequação às normas de acessibilidade, climatização de todas as salas de aula, investimento em formação continuada de profissionais da educação e implementação de laboratórios makers.
- Expansão da Educação Infantil: Investimento na universalização da educação infantil para crianças de seis meses a três anos.
- Fortalecimento do Ensino Fundamental: Expansão dos programas de inclusão, profissionalização e educação em tempo integral no ensino fundamental.
- Ampliação da Educação em Tempo Integral: Aumento do número de escolas em tempo integral e criação da “Sala da Família” nessas unidades.
Cultura:
- Projeto Arte Goiânia Moderna: Implementação de galerias de arte a céu aberto, exibindo obras contemporâneas e digitais.
- Festival Multicultural de Goiânia: Criação de um festival anual para celebrar a diversidade artística e cultural da cidade.
- Plataforma Digital de Cultura e Artes: Criação de uma plataforma digital para promover a cultura local e conectar artistas ao público.
- Modernização dos Centros Culturais: Equipamento dos centros culturais com tecnologia para inclusão digital.
- Mapeamento Cultural Participativo: Preservação do patrimônio histórico e da memória da cidade, com a participação da comunidade.
Desenvolvimento Econômico:
- Programa Goiânia Empresarial: Criação de um ambiente favorável aos negócios, com foco em atração de investimentos, apoio ao empreendedorismo e fomento aos setores produtivos. Criação do Observatório de Desenvolvimento Econômico para coleta e análise de dados relevantes.
- Programa Fazenda Urbana: Criação de um departamento de abastecimento alimentar, apoio à agricultura familiar e incentivo à produção local de alimentos.
- Programa +CENTRALIZA: Ampliação dos serviços públicos oferecidos à população, com foco nas áreas mais vulneráveis da cidade.
Segurança:
- Goiânia Mais Segura: Investimento em policiamento comunitário, com foco na prevenção ao crime e no respeito aos direitos humanos.
- Programa Muralha Digital: Implantação de um sistema de videomonitoramento moderno, com câmeras de segurança e drones.
- Fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana (GCM): Ampliação do efetivo da GCM, com investimento em treinamento e infraestrutura.
- Proteção Mulher Goianiense: Ampliação das políticas de proteção à mulher, com foco no combate à violência doméstica.
Tecnologia e Inovação:
- Ampliação do Wi-Fi Social: Expansão da rede de Wi-Fi gratuito em locais públicos.
- Aplicativos Municipais: Criação e aprimoramento de aplicativos para facilitar o acesso a serviços públicos, como o “Conecta Goiânia”.
- Cidade Inteligente: Utilização de tecnologias como sensores para monitoramento de áreas de risco e gerenciamento de serviços públicos.
Vanderlan Cardoso
O candidato do PSD Vanderlan Cardoso traz sete pontos que considera essencial para uma eventual gestão em Goiânia. Entram nessas propostas a reorganização da administração, promovendo um enxugamento da máquina pública; melhoria na mobilidade urbana por meio de projetos de infraestrutura; melhoria na educação por meio de planejamento e reorganização das vagas e qualificação e valorização dos professores; aperfeiçoamento das atribuição da guarda municipal; políticas sociais de inclusão e amparo para crianças, jovens, idosos e mulheres, além de pessoas em vulnerabilidade e preparação da cidade para o desenvolvimento e evolução tecnológica.
As propostas, segundo o candidato, serão norteadas pelo conceito Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS), com foco no “desenvolvimento eficiente, ampliando oportunidades para as pessoas e posicionar Goiânia no crescimento da região metropolitana”, diz o documento. Vanderlan diz ainda que Goiânia se “fossilizou” em relação a atração e criação de polos industriais e diz que a medida é importante para ter mais oportunidades de empregos e melhoria de renda.
O plano visa impulsionar o desenvolvimento econômico por meio da criação de polos de desenvolvimento em áreas como confecção, calçados e novas tecnologias. Além disso, propõe desburocratizar os processos de abertura de empresa, fomento ao cooperativismo e qualificação profissional.
Para a saúde e qualidade de vida, o candidato prevê a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família, implementação de horário expandido em unidades básicas de saúde e a criação de um centro de referência para a mulher. O plano propõe ampliar a cobertura de saúde bucal e implementar o programa de Assistência Integral à Primeira Infância.
O candidato sugere abordar a Educação e Cultura de maneira colaborativa, com investimentos na educação infantil e fundamental. O foco, segundo o documento, será na valorização dos professores, melhoria da infraestrutura escolar e na segurança, além da inclusão de alunos com necessidades especiais. Na cultura, a proposta é apoiar os festivais existentes e incentivar novas iniciativas, incluindo um concurso de quadrilha municipal. O esporte e lazer serão fomentados com a revitalização de parques, incentivo financeiro a atletas e a criação de programas de iniciação esportiva. O turismo será impulsionado com a criação de roteiros turísticos e históricos, além de investimentos em infraestrutura para eventos.
Já para a infraestrutura e mobilidade, o plano aborda a implementação Plano Municipal de Saneamento Básico, a revitalização do projeto do Parque do Rio Meia Ponte e a criação do Programa Goiânia Solar, incentivando o uso de energia renovável. A mobilidade urbana será aprimorada, segundo o candidato, com investimentos no transporte público, ciclovias e infraestrutura para veículos elétricos.
O plano visa fortalecer a governança pública com mecanismos de transparência e fiscalização dos recursos públicos, a criação de uma escola de governo para capacitação de servidores e o fortalecimento do Conselho Municipal da Mulher.
Já para a área social, o documento foca na ampliação da rede de proteção social e criação de mecanismos para facilitar o acesso da pessoa idosa a serviços básicos. Políticas de inclusão social, combate ao desemprego e desnutrição infantil também são destacadas. A valorização da mulher e o combate à violência doméstica são pontos centrais.
Leia também
Candidatos a prefeitura de Goiânia se preparam para colocar campanha na rua