Candidato a prefeito de Senador Canedo deve ser indiciado em escândalo de combustíveis

Zélio Candido é proprietário de posto em que peritos verificaram irregularidades no sistema de medição da bomba de combustível. Político nega irregularidades

O candidato à Prefeitura de Senador Canedo Zélio Candido (PSB) deve ser indiciado por envolvimento no escândalo dos postos de combustíveis apurado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e o Procon Goiás.

Candido é sócio-proprietário do Postos Vitória Ltda, em Senador Canedo, um dos estabelecimentos em que os agentes de perícia identificaram irregularidades na medição das bombas de combustíveis na chamada “Operação Bomba-Baixa”.

Segundo o titular da Decon, delegado Webert Leonardo Lopes Santos, todos os proprietários dos 11 postos onde foram identificadas irregularidades serão indiciados por crime de violação dos direitos do consumidor. Em todos os estabelecimentos foi verificado que a quantidade de combustível que aparecia no visor da bomba medidora era menor do que a quantidade que era transferida ao tanque do carro do cliente.

De acordo com o delegado, as denúncias serão protocoladas assim que os inquéritos forem fechados, uma vez que as investigações ainda continuam.

“Os trabalhos de investigação seguem no sentido de apurar também o possível envolvimento de outras pessoas, como gerentes e funcionários dos estabelecimentos. O que temos de concreto é que todos os proprietários dos postos que tiveram os nomes divulgados serão indiciados”, disse o titular em entrevista ao Jornal Opção.

Ao todo, os peritos criminais identificaram irregularidades nas bombas de 11 estabelecimentos. Itália Auto Serviço, Auto Posto Coralina, Auto Posto Centro Oeste, Auto Posto Maanaim, Posto Central,  J. C. Comércio de Derivados de Petróleo, todos esses em Goiânia. Também entram na lista o Auto Posto Millenum, em Goiatuba; Auto Posto Keops e Baby Combustíveis, em Itumbiara; Postos Vitória em Senador Canedo e Auto Posto Santa Helena, em Hidrolândia.

No caso do posto em Senador Canedo ainda existe um agravante que os peritos criminais encontraram acessórios considerados “corpos estranhos” ao sistema de medição de combustível das bombas.

O objeto apreendido será analisados pela Polícia Técnico Científica de Goiás. A suspeita é de que ao serem introduzidos, ou adaptados, internamente em bombas medidoras de combustíveis líquidos, esses dispositivos possam modificar os totalizadores e fraudar a quantidade de combustíveis colocada no tanque do veículo do consumidor.

Outro lado

O candidato utilizou seu perfil oficial no Facebook na última segunda-feira (30/8) para negar as acusações. Em um vídeo, Zelio Candido diz que não existe irregularidade nas bombas do Posto Vitória e ainda atribui “motivações políticas” ao envolvimento da empresa nas irregularidades apuradas pela Operação Bomba-Baixa.

“Na última semana fui acusado de estar cometendo irregularidades com as bombas do Posto Vitória. Como toda a minha vida e minha campanha são baseadas na verdade, apresento a vocês o vídeo onde os fiscais do Procon provam que as bombas estão ok e um dos técnicos responsáveis deixa claro que nunca houve alteração na bomba nem no combustível”, registrou o candidato.

À reportagem, a assessoria de Candido confirmou que o candidato é sócio proprietário do Posto Vitória e afirmou que durante as diligências do Procon e da Decon apenas uma bomba foi interditada, voltando a funcionar em 24 horas. A assessoria lembrou ainda que a fiscalização é uma ação de praxe dos dois órgãos.

Zélio se colocou à disposição dos órgãos fiscalizadores “certo de que nenhuma irregularidade será encontrada”. A assessoria afirmou ainda que o funcionamento regular da bomba foi constatado pela ANP e pelo INMETRO.

“A interdição da bomba, como colocado pelo  próprio Procon, aconteceu para averiguação da suspeita, que não foi confirmada. A bomba já foi liberada . Zélio Candido tem empresas em Senador Canedo há 20 anos e nunca foi atestada qualquer irregularidade por parte dos órgãos fiscalizadores. A repercussão dada à situação deve-se ao crescimento de seu nome nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Senador Canedo.”, afirma a nota.

Veja o vídeo em que o candidato presta esclarecimentos sobre o caso:

*Matéria atualizada às 15:57 com as respostas de Zélio Candido sobre o caso

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.