Campanhas publicitárias para aprovar reforma da Previdência somam quase R$ 200 mi

Governo do ex-presidente Michel Temer investiu R$ 183 mi. Bolsonaro autorizou gasto de mais R$ 12 mi sobre o tema

A reforma da Previdência já consumiu R$ 183 milhões em campanhas publicitárias, pesquisas e até em sites que não existem mais, aponta levantamento do UOL. Esse gasto foi realizado durante o governo de Michel Temer (MDB).  A gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) segue o mesmo caminho e já autorizou o gasto de mais R$ 12 milhões em campanhas sobre o tema_Jornal Opção
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A reforma da Previdência já consumiu R$ 183 milhões em campanhas publicitárias, pesquisas e até em sites que não existem mais, aponta levantamento do UOL. Esse gasto foi realizado durante o governo de Michel Temer (MDB).  No entanto, a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) segue o mesmo caminho e já autorizou o gasto de mais R$ 12 milhões em campanhas sobre o tema.

No final de 2016, Temer apresentou o seu projeto ao Congresso Nacional e deu início a uma campanha publicitária com o intuito de convencer a população sobre a necessidade de a proposta ser aprovada., no entanto o projeto segue emperrado no Congresso Nacional.

O fluxo dos pagamentos mostra o empenho do governo em tentar fazer a reforma andar. Em 2017, o governo desembolsou R$ 103 milhões. No ano seguinte, o último de sua gestão e já bastante desgastado, Temer pagou R$ 79 milhões. Em 2019, já sob a gestão de Bolsonaro, o governo pagou R$ 269 mil, valor referente a contratos firmados em anos anteriores.

Campanha

A maior parte dos R$ 183 milhões gastos em campanhas pela reforma da Previdência até agora foi utilizada no pagamento de peças publicitárias como vídeos e anúncios em TVs, rádio e na internet.

O levantamento mostra, no entanto, que o governo pagou R$ 154 mil na criação e produção do site www.reformadaprevidencia.gov.br, que foi desativado em 2018, desde o período eleitoral. Segundo a Secom, a legislação veda a divulgação de conteúdo governamental que possa ser entendido como campanha política durante as eleições.

Entretanto, mesmo depois do fim do período eleitoral, em outubro, o site não voltou à atividade. Um novo site com conteúdo da chamada “Nova Previdência” (proposta pelo governo Bolsonaro) foi criado e tem sido abastecido com conteúdo diferente do site antigo.

Governo Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o pagamento de mais R$ 12 milhões em campanhas sobre o assunto. O valor é referente às campanhas veiculadas entre os dias 22 de fevereiro e 31 de março. O governo ainda estuda uma segunda fase da campanha da chamada “Nova Previdência”, mas o valor ainda não foi estimado.

Além de divulgar peças publicitárias, o governo Bolsonaro também investe no monitoramento de redes sociais. De acordo com a secretaria, as redes estão sendo monitoradas para que o governo saiba “o que tem sido discutido sobre a proposta” e possa “mapear dúvidas da população que possam ser esclarecidas durante a campanha”.

Na mira do MPF

Os gastos do governo Temer com campanhas publicitárias sobre a reforma da Previdência entraram na mira do MPF (Ministério Público Federal). Em fevereiro deste ano, a PR-DF (Procuradoria da República no Distrito Federal) instaurou uma ação por improbidade administrativa contra dois funcionários da Secom durante a gestão Temer. Para os procuradores, houve uso da máquina pública para “veicular peças publicitárias revestidas de opinião do governo”. (Com informações do UOL)

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