Campanha tem início em Goiânia com ‘lives’ e atividades nas ruas

Regras da Justiça Eleitoral e de combate à pandemia modificaram a forma de se fazer campanha

Eleições 2020

Neste domingo, 27, tem início a campanha para as eleições municipais de 2020. Em Goiânia, os candidatos à prefeitura tiveram agenda de compromisso ainda morna. A campanha tem novidades ditadas pela Justiça Eleitoral e precauções provocadas pela pandemia de Covid-19.

O candidato pelo PSD, Vanderlan Cardoso, participou na manhã deste domingo de benção na Igreja Nossa Senhora da Assunção, na Vila Itatiaia, e participaram da missa ao lado da comunidade católica da região. Ele estava acompanhado da esposa, Izaura Cardoso, e do deputado federal Francisco Jr.

Adriana Accorsi (PT) participa de reunião interna com a coordenação da campanha e primeira atividade virtual da campanha via zoom.

Maguito Vilela, candidato a prefeito pela coligação MDB, Republicanos, Patriota, PL, PC do B, PTC e PMB abriu a campanha com atividades no Parque Atheneu e Jardim Mariliza, na Região Sudeste da capital. Ao lado do vereador Carlin Café (MDB) e do vice da chapa, vereador Rogério Cruz (Republicanos), Maguito participou de carreata pelas ruas.

O deputado federal Elias Vaz, candidato a prefeito pela coligação PSB/PDT/Rede, lançou a campanha com uma live itinerante por Goiânia. Elias percorre avenidas, escolas, praças, parques, unidades de saúde, centros comerciais e demais pontos referenciais da cidade.

Regras

Esta será a primeira eleição em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as vagas na câmaras municipais. Esse fato já deixa a eleição de Goiânia marcada com o recorde de candidaturas a prefeito desde a redemocratização: são 14 candidatos.

Além disso, a pandemia de Covid-19 muda a dinâmica das campanhas. Sai o corpo a corpo, entra o distanciamento mais seguro para evitar aglomerações e o contágio pelo coronavírus. De modo que as lives, as videoconferências e as redes sociais serão cruciais para os candidatos.

A Justiça Eleitoral permite a partir deste domingo, 27, até às 22h do dia 14 de novembro distribuição de material gráfico, e carreata, mas de acordo com protocolos de distanciamento social. É permitido ainda fazer campanha na internet através de blogs, redes sociais e sites.

Nas ruas só são permitidas bandeiras afixadas em locais que não atrapalhem o trânsito, entre as 6h e 22h. Pinturas, placas, faixa, cavaletes e bonecos em locais públicos ou privados estão vedados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.