Campanha destina roupas e acessórios para famílias vítimas de violência doméstica

Encabeçada pela vereadora Aava Santiago (PSDB), a Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves será lançada neste sábado, 26, no Shopping Mega Moda Park

Neste sábado, 26, às duas horas da tarde, será inaugurada a Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves no Shopping Mega Moda Park, para fornecimento de roupas, calçados e acessórios femininos e infantis destinados a famílias vítimas de violência de gênero atendidas pela Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal, Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Goiás. A ação faz parte da programação Dias Mulheres Virão, da vereadora Aava Santiago (PSDB) em comemoração ao mês da mulher.

A campanha para arrecadação das peças está sendo feita desde o início de março na Câmara Municipal. Nos próximos três meses, uma equipe da Ouvidoria vai atender as mulheres na Butique, com horário marcado. “Nossa intenção é socorrer e promover a autoestima de mulheres que, ao romperem relacionamentos abusivos, muitas vezes, saem de casa apenas com a roupa do corpo e documentos, carregando suas crias. Então, a Butique vai oferecer um guarda-roupa mínimo para elas recomeçarem”, afirma Aava, que também faz parte da Ouvidoria.

No intuito de reconstrução da autoestima das mulheres e superação do trauma de violência, foi realizado uma parceria com a empresa de cosméticos Abelha Rainha para que, durante a inauguração da Butique, sejam doados kits de beleza (incluindo lápis preto, rímel, batom, base, pó compacto, blush e um sexteto de sombra) às mulheres atendidas com uma sessão de maquiagem realizada por uma maquiadora voluntária. Duas fotógrafas, também voluntárias, vão registrar o momento.

A Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves é uma homenagem à memória da servidora pública, vítima de feminicídio, em 2018. Na época, o namorado de Giselle, José Carlos de Oliveira Júnior, foi denunciado como autor do crime. A irmã da vítima, a psicóloga Michelle Evangelista Gonçalves, é voluntária na Ouvidoria da Mulher e decidiu se dedicar gratuitamente para realização de psicoterapia individual às vítimas de relações abusivas na tentativa de evitar que ocorra desfechos semelhantes ao da irmã.

A Ouvidoria Especial da Mulher foi criada por resolução na Câmara Municipal em 2013 e foi reestruturada, a partir de 2021, para oferecer acolhimento a vítimas por meio de plantão psicológico, ajudá-las no processo de denúncia e direcioná-las à rede de proteção social, fundamentada pela legislação vigente. Desde agosto do ano passado, o serviço voluntário psicológico conta com 14 profissionais cadastradas para oferecer psicoterapia individual gratuita, fundamental para o processo de elaboração da violência sofrida. Além disso, as mulheres podem contar com advogadas parceiras, vinculadas a instituições de ensino, que oferecem assessoria jurídica.

A campanha Dias Mulheres Virão, desenvolvida pela vereadora Aava Santiago, começou no dia 4 de março e, desde então, foram realizadas ações direcionadas à promoção da dignidade menstrual e ao combate à violência contra a mulher. Toda a programação é gratuita.

Serviço

Inauguração da Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves

Data: 26 de março

Horário: 14h

Local: Shopping Mega Moda Park – loja 1123

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.