Campanha eleitoral começa neste domingo em todo o país

A três meses do primeiro turno das eleições deste ano, começa neste domingo (6/7) a campanha eleitoral em todo o país. Dando início à agenda política, dois dos principais candidatos à Presidência da República possuem compromissos públicos nesta mesma data. O senador Aécio Neves (PSDB) participará do 17º Festival do Japão, em São Paulo. Já o candidato do PSB, o ex-governador Eduardo Campos, juntamente com sua vice Marina Silva, visita a comunidade Sol Nascente, considerada uma das mais pobres da periferia de Brasília.

Em Goiás, o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) e outros dois candidatos à vaga de dirigente do Estado, Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PSB), estiveram presentes em Missa Solene realizada no altar externo do Santuário Basílica, em Trindade. Os três assistiram à missa, presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, sentados na mesma fileira de cadeiras.

Lei Eleitoral

O período das campanhas eleitorais é marcado por uma série de regras que tem como objetivo dar igualdade às candidaturas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o erro mais rotineiro nesta época é a instalação de outdoors com propagandas de candidatos, o que é expressamente proibido. Conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), cartazes com propaganda eleitoral devem ter no máximo 4 metros quadrados de tamanho.

A partir deste domingo, os candidatos e as coligações poderão contratar serviços autofalantes e realizar comícios. Nesse último caso, a contratação de artistas e a distribuição de brindes  permanecem proibidos.

Na internet, a propaganda eleitoral também está liberada, desde que no site do próprio candidato. Nos veículos impressos, é permitida a propaganda eleitoral com até dez anúncios, em datas diferentes, para cada candidato.

Já no rádio e na televisão, a propaganda eleitoral gratuita terá início somente no dia 19 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.