Campanha de vacinação infantil termina no dia 31
26 dezembro 2014 às 11h39
COMPARTILHAR
Todas as crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba
Os municípios que, assim como Goiânia, ainda não atingiram a meta da Campanha de Vacinação Infantil contra a poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba tiveram a vacinação prorrogada até o dia 31 de dezembro. A meta de vacinação do Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo, porém na capital a vacinação contra pólio atingiu 91,24% e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) alcançou 82,23% do público.
Entre Cais, Ciams, Centros de Saúde e Centros de Saúde da Família, estão em funcionamento 76 salas de vacinação em Goiânia. Todas as crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. Mesmo as que têm o cartão de vacinação em dia devem comparecer à unidade de saúde mais próxima para a verificação do cartão.
Para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação contra o sarampo ocorrerá posteriormente. O Ministério da Saúde já orientou as secretarias estaduais e municipais que evitem aplicar nessas crianças o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.
Alerta
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, está erradicado no Brasil desde 1990. Porém mesmo sem novos casos da doença, há o risco de que ela seja reintroduzida no país.
Também existe a preocupação de um surto de sarampo no país. Somente neste ano, foram registrados 125 casos da doença no Ceará após 15 anos sem nenhum registro. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, mais de 40% das pessoas que contraíram sarampo no estado têm até um ano de idade.
*Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde