Campanha de vacinação contra H1N1 termina nesta quarta-feira (30) em Goiânia
28 maio 2018 às 15h29

COMPARTILHAR
Meta para gestantes e crianças ainda não foi alcançada na capital
A campanha de vacinação contra a gripe será encerrada em Goiânia na próxima quarta-feira (30/5). Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose.
Na sexta-feira (1º/6), por conta do feriado de Corpus Christi, apenas o Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, irá atender os pacientes.
[relacionadas artigos=”126276″]
De acordo com boletim divulgado na última sexta-feira (25), a meta de imunização de alguns grupos de risco ainda está longe de ser alcançada na cidade. O Ministério da Saúde estabeleceu que 95% da população de cada grupo deve ser vacinada, mas, até o momento, o grupo das grávidas apresenta cobertura de apenas 65,78% enquanto entre o grupo de mães de recém-nascidos a taxa é de 79,54% de imunização. No caso das crianças, cerca de 88,80% dos maiores de seis meses e menores de cinco ano já foram vacinados.
No total, já foram aplicadas 419.425 doses da vacina na capital, o que representa um total de cobertura dos grupos de risco de 92,92%. “Os números em Goiânia são bons, mas ainda precisamos alcançar uma quantidade maior de crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, que estão abaixo de 90% do preconizado”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.