Presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, firmou compromisso com entidades que defendem direitos da população com deficiência da capital

A campanha de Maguito Vilela, representada pelo presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, assumiu nesta quarta-feira, 11, uma série de compromissos com as entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência.

O Movimento das Pessoas com Deficiência apresentou contribuições para serem incluídas no projeto de gestão da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente com o objetivo de promover a inclusão e gerar melhor qualidade de vida e bem-estar desta parcela da população.

“Todas estas propostas são extremamente coerentes com o projeto de cidade moderna e inclusiva que Maguito vai implantar em Goiânia. Estes são os ideais políticos de Maguito, que é fazer justiça social e amparar as pessoas em todas as suas necessidades”, disse Daniel Vilela.

“Promover a inclusão é obrigação do poder público e, sem dúvida, será uma das bandeiras da nossa gestão”, acrescentou.

Reivindicações

Entre as reivindicações está a criação da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência; implementação de serviço especializado de saúde reprodutiva da mulher com deficiência; ampliação dos programas de qualificação profissional e instituição de políticas públicas que garantam acessibilidade aos espaços públicos da cidade e acesso aos equipamentos culturais; fomento de pesquisas científicas em novas tecnologias para o atendimento às pessoas com deficiência e ampliação dos programas de qualificação profissional para inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiânia, Antônio José Ferreira, ressaltou a importância de manter diálogo permanente com a sociedade civil para que a administração contemple as necessidades da população mais vulnerável da capital.

“É fundamental para nós, representantes deste segmento, apresentar um plano de governo em sintonia com os públicos mais vulneráveis.”, destacou Antônio.

Plano de Gestão

O programa de Maguito já prevê a ampliação gradativa de vagas de emprego, incentivo e benefício às empresas que possuem programas de inserção da pessoa com deficiência, reestruturação e adaptações físicas das estruturas municipais e fortalecimento da rede de atendimento médico da Saúde da Família focada no atendimento à pessoa com deficiência.

“O desafio que aceitamos com muita boa vontade e responsabilidade é criar condições para que as pessoas sejam respeitadas em sua essência e tenham seus direitos assegurados em nossa cidade”, ressaltou Daniel Vilela.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com deficiência (CEDD), Aldenor Carneiro; presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com deficiência (Comped), Antonio José Ferreira; presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), José Carlos Rodart e o diretor jurídico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Eduardo Mesquita. Além destas, outras entidades também assinam o documento.